Elias Ishy destaca atividades da Semana dos Povos Indígenas

Semana dos Povos Indígenas foi incorporada ao calendário oficial do município por meio de lei proposta por Elias Ishy em 2011 - Foto: Divulgação

O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na sessão desta segunda-feira (23) junto à Mesa Diretora da Câmara de Dourados uma moção de congratulações ao índio terena Fernando Souza, diretor do Núcleo de Assuntos Indígenas do Município. A iniciativa do parlamentar visa a reconhecer os trabalhos desenvolvidos durante a Semana dos Povos Indígenas, que celebrou a cultura de Guaranis Ñandeva, Kawioá e Terenas.

“As atividades desenvolvidas pela administração municipal foram bastante significativas. Parabenizo o Fernando Souza e toda a equipe que organizou esse evento”, afirmou Ishy. “Essa semana tinha o objetivo de fazer o debate e promover a cultura desses mais de 13 mil índios que vivem na região”, pondera.

Elias Ishy reconheceu o suporte dado pelo Poder Executivo para a realização das atividades esportivas e culturais nas aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho. E lembrou também que foi autor de emenda indicativa para incentivar a realização da 2ª edição do Joinpa (Jogos Indígenas do Panambizinho).

O vereador ressaltou ainda a lei – nº 3.447, de 23 de abril de 2011 – de sua autoria, proposta no ano passado e sancionada pelo Executivo, que instituiu a Semana dos Povos Indígenas no Município de Dourados. Essa legislação é a responsável pela garantia da realização do evento.

De acordo com o texto da medida, a Semana dos Povos Indígenas passou a constar do Calendário Oficial de datas e eventos culturais do município. Através dessa iniciativa do vereador Elias Ishy, o Poder Executivo assumiu o compromisso de realizar seminários, feiras temáticas, palestras em escolas, atividades nas comunidades indígenas, campanhas solidárias, atividades culturais e esportivas, e manifestações públicas relativas à cultura indígena.

Quando propôs essa lei, Ishy justificou a criação de uma semana própria para celebrar a cultura do índio com base no artigo 11 da Declaração das Nações Unidas, que versa o direito dos povos indígenas de praticar e revitalizar suas tradições e costumes culturais. “Oficializar a semana municipal dos povos Indígenas em Dourados é uma medida que vai de encontro ao anseio da comunidade indígena no que se refere à realização plena das suas manifestações culturais, étnicas e esportivas e de resgate da auto-estima e dos direitos indígenas”, argumentou Ishy à época.

Elias Ishy destaca atividades da Semana dos Povos Indígenas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.