Dono de uma fábrica em Betim é preso por manter trabalhadores em condições precárias

Os trabalhadores não usam equipamentos de segurança como botas, luvas e óculos. Eles não tinham carteira assinada, nunca fizeram exames de saúde e enfrentavam carga horária excessiva. Até menores eram contratados

Luana Cruz

O dono de uma fábrica de palets (estrado de madeira), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi preso na manhã desta terça-feira por manter funcionários em situação precária de trabalho. A oficina, que funciona na Avenida Marco Túlio, Bairro Teresópolis, já recebeu fiscais do Ministério Público do Trabalho (MPT) várias vezes, mas o dono insistia nas irregularidades.

Segundo o inspetor Marcelo Ferreira, da 1ª Delegacia de Polícia, o homem mantinha empregados sem equipamentos de segurança, com trabalho excessivo e contratava até menores. Ontem (24/04), um adolescente de 15 anos foi encontrado pelos policiais na fábrica, mas a polícia suspeita que outros menores estejam em atividade no local.

De acordo com o inspetor, há cerca de dois meses, fiscais do MPT estiveram na fábrica para autuar mais um vez o proprietário, após denúncias de vizinhos e funcionários. Dessa vez, o homem tentou barrar a entrada dos fiscais e houve tumulto no terreno. Uma ocorrência foi registrada na Polícia Militar (PM) e o caso gerou uma denúncia do MPT contra o empregador. 

De acordo com Ferreira, a promotoria apontou três crimes cometidos pelo dono, que vão além da questão administrativa. Ele foi denunciado por desobediência, por colocar a vida de terceiros em risco e descumprir ordens do ministério. Com esse documento, foi expedido na Justiça um mandado de prisão, cumprido nesta terça-feira.

Antes de prender o proprietário, a Polícia Civil coletou depoimentos de empregados e fotografou a rotina de trabalho na fábrica. Constatou que os trabalhadores nunca usaram equipamentos de segurança, como botas, luvas e óculos. Portanto, estavam expostos a perigos. Eles não tinham carteira assinada, nunca fizeram exames de saúde e enfrentavam carga horária excessiva.

Nesta manhã, o responsável foi preso e levado para a delegacia para autuação. Segundo a polícia, ainda não é possível afirmar se permanecerá detido, porque são crimes passíveis de fiança. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais informou que não pode passar informações sobre os processos de autos de infração contra o dono da fábrica, por ele se tratar de um empregador específico. Além disso, informou que as autuações estão em fase de processo.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/04/24/interna_gerais,290677/dono-de-uma-fabrica-em-betim-e-preso-por-manter-trabalhadores-em-condicoes-precarias.shtml
Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.