Jornalistas comentam dificuldades em trabalhar com questões indígenas

Redação Portal IMPRENSA

O documentarista independente Felipe Milanez e Cilene Victor, diretora de redação da revista Com Ciência Ambiental, comentaram, em entrevista, que existem grandes dificuldades no Brasil em produzir materiais com foco em questões indígenas.

Para Milanez, que já trabalhou na equipe da National Geographic Brasil, o maior problema é uma cobertura da imprensa que quase sempre sofre os impactos da mídia local preconceituosa.

Acrescenta dizendo que o racismo contra as minorias étnicas está enraizado na formação cultural do povo brasileiro. Segundo o documentarista, os próprios livros históricos levam ao preconceito contra os indígenas.

Cilene Victor afirma que a cobertura sobre o assunto no país é muito superficial e se baseia somente nos fatos. Segundo o site Agência de Notícias, ela sugere que o tema seja trabalhado de maneira criativa e profunda.

A diretora conclui dizendo que o jornalista deve se preparar para as pautas, fundamentando o material por meio de pesquisas de campo, visitas e entrevistas.

http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/48929/jornalistas+comentam+dificuldades+em+trabalhar+com+questoes+indigenas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.