AC – Confirmados 14 casos de H1N1 entre indígenas de Feijó

Tatiana Campos

Quatorze casos da gripe H1N1 foram confirmados entre indígenas da etnia Kaxinawá, no município de Feijó, pelo Instituto Evandro Chagas. A Secretaria Estadual de Saúde já informou ao Ministério da Saúde (MS) que envia, na próxima semana, equipes para acompanhar a situação. O instituto foi solicitado pelo governador Tião Viana para identificar as causas dos agravos na população indígena da região.

O Instituto Evandro Chagas recolheu, no dia 22 de março, 31 amostras entre a população indígena. A responsabilidade sobre a saúde indígena é do Ministério da Saúde, através de uma secretaria específica. “O papel do governo do estado é  ser solidário e apoiar no que for necessário. Nós estamos à  disposição do Ministério para o que for preciso e já tomamos as medidas necessárias em relação ao hospital de Feijó para o atendimento dos casos”, disse a secretária estadual de Saúde, Suely Melo.

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica em Saúde, Izanelda Magalhães, o Estado já tomou todas as medidas necessárias, abastecendo o hospital com a medicação necessária, material de coleta e equipamentos de proteção individual.

“No ano passado todos os hospitais do estado passaram por capacitações para triagem e diagnóstico da H1N1 e já emitimos um alerta epidemiológico para o município de Feijó”, explicou.

A H1N1 é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Para evitar a contaminação é  necessário não permanecer em ambientes fechados, lavar as mãos e manter as condições de higiene.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/saude/19030-confirmados-14-casos-de-h1n1-entre-indigenas-de-feijo-.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.