Governo e parceiros buscam melhorias para os Índios Maxakali

Preocupado em melhorar a qualidade de vida do povo Maxakali, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), mobiliza secretarias de Estado, Assembléia Legislativa, Ministério Público Federal e prefeituras dos municípios de Ladainha, Bertópolis, Teófilo Otoni e Santa Helena de Minas para tratar de ações específicas com foco nessas comunidades. Nesta quinta-feira (29), os representantes de cada instituição se encontraram, no Prédio Minas, 14° andar, na Cidade Administrativa, para avaliar as demandas e ações que vem sendo desenvolvidas em quatro aldeias.

A parceria entre as instituições foi firmada em 2010, quando a Sedese repassou R$ 75 mil para ações emergenciais nas aldeias Água Boa, Paradinha, Aldeia Verde e Cachoeirinha. Desde então, cerca de 1.500 pessoas são beneficiadas pela iniciativa, que atende as necessidades da população no âmbito da saúde, educação, saneamento básico, habitação, entre outras.

O responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial (Cepir), Clever Machado, explica que os encontros são realizados mensalmente, para avaliação e monitoramento dos projetos para as aldeias dos Índios Maxacalis. Segundo Machado, a ideia, a partir de agora, é promover reuniões itinerantes em cada um dos municípios, para estar ainda mais próximo da realidade de cada aldeia.

Enviada por Pablo Matos Camargo.

http://www.social.mg.gov.br/index.php/2903-governo-e-parceiros-buscam-melhorias-para-os-indios-maxakali.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.