
Devido aos insultos da torcedora, o STJD decidiu de forma unânime o valor da punição
O ato racista contra o oposto Wallace, do Cruzeiro, resultou em multa de R$ 50 mil ao Minas Tênis Clube. No clássico vencido pela equipe minas-tenista, por 3 sets a 2, válido pelo returno Superliga Masculina, uma torcedora chamou o atleta de “macaco”.
Após julgamento do caso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJD), nesta quarta-feira (28), o clube acabou punido de forma unânime.
Como o ato foi de racismo foi praticada por uma torcedora (ainda não identificada), a denúncia foi tipificada no § 2º do artigo, que diz: “a pena de multa prevista poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de 720 dias”.
De acordo com a denúncia, a torcedora, após um ponto marcado pelo oposto, na Arena Vivo, gritou: “Wallace, seu macaco, volta para o zoológico”.
Após a punição, o STJD do Vôlei também vai encaminhar os autos do processo ao Ministério Público de Minas Gerais. Dessa forma, o Minas ainda pode ser punido pela Justiça Comum.
http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/volei/2012/03/28/noticia_volei,213115/minas-tera-que-pagar-r-50-mil-por-ato-racista-de-torcedora-contra-wallace.shtml
Enviada por José Carlos.