Povos indígenas terão centro de inclusão digital inédito em Manaus

A inauguração do Centro de Inclusão Digital inédito e exclusivo para os povos indígenas de Manaus é uma conquista para a etnia Tikuna da Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus

Dezenas de famílias indígenas que residem em Manaus serão agraciadas pelo projeto de inclusão digital, da prefeitura municipal, com a inauguração do primeiro Centro de Inclusão Digital marcada para esta quarta-feira (28), às 15h, na comunidade Wotchimaücü, localizada na rua Salvador, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.

A inauguração do Centro de Inclusão Digital inédito e exclusivo para os povos indígenas de Manaus é uma conquista para a etnia Tikuna da Cidade de Deus, que há tempos sonhavam com um projeto de informática que beneficiasse a comunidade, avaliam as lideranças.

Por meio de uma solicitação das lideranças da comunidade para o secretario municipal Mauro Lippi, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) doou para a Associação Comunidade Wotchimaücü, 10 computadores completos, conectados à internet, instalação elétrica adequada, aparelho de ar condicionado, além da reforma do Centro Cultural da comunidade, local onde será instalado o projeto.

De acordo com o presidente da Associação e cacique da comunidade Wotchimaücü, Reginaldo Tikuna, o Centro de Inclusão Digital é um espaço conquistado pela força da comunidade. “Vai ser importante para o nosso povo, que precisa está capacitado para atuar com as ferramentas do homem branco. Isso é bom para os nossos jovens, pois podem fazer suas atividades escolares em um ambiente mais adequado”.

O cacique ressaltou a importância de interação com outros povos indígenas por meio de um sistema informatizado. “O computador é uma ferramenta muito importante de comunicação, inclusive com outras organizações indígenas, pois precisamos está atento às lutas de outros povos, e a internet contribui muito para essa interação com os parentes”, colocou Wotchimaücü.

Para o professor indígena Aldenor Ngutchi’icü Tikuna, que ministra aulas bilíngües para as 40 crianças da comunidade, o Centro de Informática virá em um bom momento, pois os curumins precisam desenvolver seus trabalhos no dia a dia, tendo mais acesso à informação. “Assim nossas crianças vão dar mais valor a nossa cultura. Pois poderão fazer as pinturas, olhar as imagens de nossa gente na própria tela do computador. É uma plataforma de aprendizagem muito interessante. São os sinais dos novos tempos”, afirma o professor.

A iniciativa parte de uma parceria formada entre a Semed por meio da gerência de Educação Escolar Indígena, com a Associação Comunidade Wotchimaücü.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Povos-indigenas-inclusao-digital-Manaus_0_671332896.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.