RJ – O quilombo da Lagoa

Rio –  O vereador Eliomar Coelho (PSOL) quer que a Câmara Municipal vote, na próxima quinta, um projeto de sua autoria que gera arrepios em moradores da Lagoa e Fonte da Saudade: propõe a criação da Área de Especial Interesse Cultural (Aeic) do Quilombo Sacopã.

A proposta engrossa o coro de quem defende o reconhecimento — feito pelo Incra, em 2008 — de uma área de 23 mil metros quadrados que teria origem quilombola. O terreno inclui um parque municipal e os terrenos de 22 condomínios onde vivem cerca de 220 pessoas.

Divergências

Para Coelho, moradores do quilombo são vítimas de preconceito. Já a Associação de Moradores da Fonte da Saudade alega que Manoel Pinto, patriarca da família que seria quilombola, só passou a morar na área décadas depois da Abolição da escravidão.

Remanescentes

No projeto, o vereador cita que a família chegou à Lagoa “nas primeiras décadas do século XX”. A Abolição foi em 1888, no século XIX. A Fundação Palmares, ligada ao governo federal, reconheceu a condição de “remanescente de quilombos” da comunidade.

http://odia.ig.com.br/portal/rio/informe-do-dia-o-quilombo-da-lagoa-1.423945

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.