Equipe vai avaliar assistência no DSEI Guamá-Tocantins

Outra equipe do Ministério da Saúde já está em Belém (PA) desde a semana passada, realizando levantamento nas áreas de gestão, atenção e recursos humanos para que sejam tomadas medidas para melhoria no atendimento à população indígena

Uma equipe de profissionais da secretaria especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, desembarcou nesta quinta-feira (22), em Belém (PA), para vistoriar as condições de saúde e de atendimento nas aldeias que integram o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins. Desde a semana passada, outra equipe já está no local realizando levantamento nas áreas de gestão e recursos humanos.

A equipe está analisando os contratos vigentes e os processos licitatórios, essenciais na execução dos serviços de limpeza, alimentação, segurança e combustíveis. Também está sendo realizada capacitação dos profissionais do DSEI na área de gestão, para a realização, por exemplo, de contratos para a contratação de serviços. Na área de recursos humanos, está sendo feito mapeamento do número de profissionais para reorganização dos processos de trabalho, como avaliação do número do quadro de profissionais de saúde e de outras atividades. A equipe técnica levantará as condições das Casas de Saúde do Índio (Casais) e Polos-Base da região, com o objetivo de elaborar um plano de recuperação dessas unidades.

O objetivo é identificar as áreas que precisam de ações urgentes, como contratação ou redistribuição dos profissionais de saúde, e a necessidade de reforma ou locação de novo imóvel da Casai Marabá. “Nós reconhecemos as necessidades de melhoria ao atendimento à saúde indígena nesta região. Estamos preocupados em garantir atendimento de qualidade à população indígena”, afirmou o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza.

ATENDIMENTO: O Polo-base de Marabá atende 661 famílias e conta com um médico, um dentista, duas enfermeiras, um nutricionista, um assistente social, um farmacêutico, oito agentes indígenas de saúde e oito agentes indígenas de saneamento. A Casai de Marabá conta com outras duas enfermeiras. A Casai garante alojamento e alimentação aos pacientes indígenas que vão à cidade para atendimento e tratamento de alta e média complexidades, oferecidos somente pelo município ou estado. A Casai realiza ainda a articulação com os serviços de referência local, como consultas especializadas e exames. Além disso, fornece transporte dos pacientes até as aldeias e aos serviços de saúde.

Em 2011, o DSEI Guamá-Tocantins realizou 7.643 atendimentos nas aldeias e 800 remoções de pacientes para os centros de saúde. Em 2012, o número de atendimentos, até o momento, é de 1.551, e de remoções, 120. O DSEI atende aos indígenas que  moram no leste do Pará até o norte do Tocantins. São, aproximadamente, 7.129 indígenas. A etnia predominante é a Wai Wai.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4553/162/equipe-do-ministerio-vai-avaliar-assistencia-no-dsei-guama_tocantins.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.