Mais denúncias podem influenciar índice de violência contra a mulher

O ano de 2010 registrou aumento na maioria dos índices de violência contra mulher. Apesar das crescentes campanhas visando incentivar a denúncia por parte das mulheres violentadas, e da implantação da Lei Maria da Penha, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que ainda é grande a prática de violência doméstica.

Desde 2006, o ISP divulga o Dossiê Mulher, que apresenta informações relativas à violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o relatório divulgado este ano, que apresenta os índices de 2010, os crimes de ameaça, estupro e lesão corporal apresentaram aumento. A redução aconteceu nos crimes de tentativa de homicídio e homicídio doloso.

Para a delegada Sueli Murat, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), de São João de Meriti, o aumento dos índices não representa, necessariamente, um aumento na prática da violência contra mulheres. Sueli acredita que as mulheres têm procurado mais as delegacias e o resultado é o aumento no número de casos registrados.

“As mulheres estão com mais informações. Hoje elas buscam manter sua honra e dignidade e tem procurado assistência com mais frequência”, explica a delegada.

A insegurança e o medo de retaliação ainda é o grande impedimento na hora de denunciar.  Sueli conta que toda semana recebe cerca de cinco registros de estupro de vulnerável, crime que mais a preocupa.

“Hoje mesmo atendemos o caso de uma menina de 16 anos que era abusada desde os 11 pelo próprio cunhado. Ela veio denunciar agora após a separação. Pode não ter nos procurado antes por medo, ou agora percebeu a gravidade do problema”, contou a delegada.

Números da violência:

A ameaça é considerada a primeira forma de agressão, pois não sendo interrompida pode resultar no cumprimento da ameaça. Em 2010, o aumento foi de 7,2% em relação ao ano anterior, com 76.361 casos no estado. Destes, 65,4% são contra mulheres e 35,7%  correspondem a situação de violência familiar ou doméstica.

Sobre o crime de estupro, o relatório revela que 2010 foi o ano com maior número de mulheres vítimas deste crime desde 2006. Foram 4.589 casos, apresentando aumento de 11,4% em relação ao ano anterior.

O crime de lesão corporal dolosa contra mulheres registrou um pequeno aumento de 1,1% em relação a 2009. Foram 81.076 vítimas e as mulheres compreendem 62,9% deste número.

As tentativas de homicídios tiveram em 2010, redução de 7,3%, em relação ao ano anterior, registrando 4.146 situações. As mulheres correspondem a 14,6% deste total. O relatório destaca, no entanto, que entre as mulheres manteve-se a tendência de aumento.

Já o crime de homicídio doloso teve a maior queda no total de vítimas em toda a série histórica, disponível desde 1991. Foram 4.768 homicídios, com diminuição  de 17,7%  no índice geral. Entre as mulheres, a redução foi ainda maior, com queda de 19,4% em relação ao ano anterior.

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/03/19/mais-denuncias-podem-influenciar-indice-de-violencia-contra-a-mulher/#.T2hzdAIrZQE.gmail

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.