Índios discutem novos protestos contra estrada na Bolívia

Líderes indígenas começaram a chegar nesta sexta-feira ao Território Indígena Parque Nacional Isiboro Secure (Tipnis), na Bolívia, para debater a realização de novos protestos contra a decisão do presidente do país, Evo Morales, de realizar novas consultas para aprovar a construção de uma rodovia que atravessaria a reserva. Os líderes da Confederação de Povos Indígenas do Oriente da Bolívia (Cidob) e os corregedores do Tipnis se reunirão nas próximas horas na comunidade de Gundonovia, que fica dentro do parque, informou à EFE um dirigentes da organização, Adolfo Moye.

Mais de uma centena de líderes indígenas debaterão sobre a realização de protestos e a data de uma nova marcha da Amazônia até La Paz, para exigir que a estrada, financiada pelo Brasil, não atravesse o Tipnis, explicou Moye. A primeira marcha indígena, realizada de agosto até outubro de 2011, fez com que o presidente boliviano promulgasse uma norma que proibia a construção de qualquer estrada no parque. No entanto, em fevereiro Morales aprovou outra lei para realizar uma consulta popular sobre a construção da via, após grupos pró-governo de camponeses, indígenas e produtores de folha de coca realizarem uma marcha em apoio à construção da obra.

Os nativos que defendem o parque rejeitam a consulta pois consideram que ela deveria ter sido feita antes do governo receber crédito do Brasil para a construção da estrada. O grupo brasileiro OAS já está realizando a obra em alguns trechos da rodovia. Os indígenas temem que o governo inclua na consulta os produtores de folha de coca e colonos que invadiram o parque nos últimos anos. Morales recusou participar da reunião com os grupos locais alegando que sua agenda já estava definida. Os nativos de Tipnis afirmaram que não são contra o projeto viário, mas pedem que a estrada altere o seu trajeto.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5669910-EI8140,00-Indios+discutem+novos+protestos+contra+estrada+na+Bolivia.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.