Ao Aziz com carinho

Ele foi homenageado, oficialmente em nossa 62ª Reunião Anual da SBPC, mas Aziz Nacib Ab’Saber nos homenageava em todas as Reuniões Anuais com sua presença e com sua sabedoria.

Rodeado por pessoas de todas as idades e formações, em nossas Reuniões Anuais  falava horas seguidas, cumprimentava, dava autógrafos, abraços,  e nunca deixava de atender quem quisesse um minuto de sua atenção.

Na Reunião Anual da SBPC do ano passado não foi diferente, tentamos poupá-lo do cansaço, mas ele disse: “Deixe eu preciso atender as pessoas, pois elas querem falar”.

Nosso querido Aziz dedicou sua vida acadêmica a desvendar a geomorfologia, a paleoecologia, a biogeografia, a ecologia urbana com trabalhos essenciais para subsidiar estratégias para proteção dos biomas e da biodiversidade brasileira, mas, essencialmente, dedicou todo o seu tempo em ser Humano, em pensar em como aliviar o sofrimento das pessoas que vivem excluídas da nossa sociedade.

Aziz nos agraciou com diversos livros sobre os nossos biomas e sobre os impactos da urbanização e, recentemente, dedicou-se a ofertar aos nossos jovens uma coleção de livros “Leituras indispensáveis”, cujo terceiro volume será publicado pela SBPC, pois por vontade dele, “o livro deve estar disponível para todos”.

Professor eterno – em suas aulas tínhamos a impressão de estar ouvindo uma história sendo contada por alguém que realmente a vivenciou.

Fonte inesgotável de sabedoria, ética e humanidade, sempre atuou de maneira singular em defesa da disseminação da cultura e da ciência para todos.

Repito aqui, o que disse quando fizemos uma homenagem a ele na 62ª Reunião Anual da SBPC. …E Aziz é assim como um dos Biomas que ele muito defende: a caatinga – único, rico em simplicidade, repleto de surpresas e diversidade – diversidade de conhecimento e de cultura.

Professor Doutor Aziz Nacib Ab’Saber somos gratos aos ensinamentos que trouxe para todos nós, pois aprendemos ciência, aprendemos cultura e aprendemos valores.

Nossa admiração eterna.

Rute Maria Gonçalves de Andrade
Secretária Geral da SBPC

http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1608

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.