Lançamento de “Renée France de Carvalho – Uma Vida de Lutas” acontece na Livraria da Travessa e na Assembleia Legislativa do Rio

Lançamento da obra, que contextualiza a vida militante de Renée de Carvalho, acontece na Livraria da Travessa e na Assembleia Legislativa do Rio

No dia 15 de março, na Livraria da Travessa, a Editora Fundação Perseu Abramo lança “Renée France de Carvalho – UMA VIDA DE LUTAS”, obra que retrata a história de resistências à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronto à ditadura, bem como em sua participação na fundação do PT, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas. A mesma obra também terá seu lançamento comemorado no dia 26 de março, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.  

Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, membro ativo da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro, aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Tempos depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.

Sempre à frente com uma visão analítica acerca do mundo, Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Fosse à Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chega ao país, Renée mantivera firme sua análise crítica – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula corrobora a importância histórica e social da obra, em seu prefácio. “A narrativa sobre sua vida se converte, aqui, numa peça muito preciosa de formação política, resgate histórico, educação para a cidadania. Vale também como profunda reflexão sobre as dificuldades femininas na luta política, neste momento em que o país possui, pela primeira vez, uma mulher conduzindo os destinos da República. A vida de Renée é uma empolgante história de coragem. Muito mais que isso: é a história de outra mulher vencedora.”

Leitura imprescindível para os que se interessam pela história recente do país, o livro vai além do simples conceito de obra biográfica, e marca efetivamente a militância de toda uma geração – e, em principal, de uma geração feminina. Renée, aqui, simboliza todas as mulheres que bravamente buscaram a luz em meio à sombra opressora.

“Renée France de Carvalho – UMA VIDA DE LUTAS”, produzido sob a organização de Marly Vianna, René Louis de Carvalho e Ramón Peña Castro, teve seu lançamento oficial durante o ato político comemorativo aos 32 anos de existência do PT, bem como aos 100 anos de Apolônio de Carvalho, no dia 10 de fevereiro. A celebração aconteceu em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21. Agora, nos dias 15 e 26 de março, o livro será recebido no Rio de Janeiro, cidade onde atualmente reside a autora.

Lançamento do livro Renée France de Carvalho – UMA VIDA DE LUTAS

Livraria da Travessa – Shopping Leblon
15 de março – 19h
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 Loja 205A, 2º Piso

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
26 de março de 2012
Praça Quinze de Novembro – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Enviada por Zilea Reznik.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.