RJ – Governo federal propõe pacto em prol dos catadores de materiais recicláveis de Jardim Gramacho

Missão do governo federal em visita ao Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho.

Após visita in locu ao Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), representantes do governo federal propuseram um pacto de todos os atores envolvidos em prol dos catadores de Jardim Gramacho. O grande desafio é oferecer alternativas para os cerca de mil e trezentos homens e mulheres que sobrevivem precariamente da reciclagem no local, apresentando uma solução possível de ser aplicada em outras regiões do país que vivenciam situações similares.

A principal medida em discussão é a construção de galpões para a coleta seletiva. Nesse sentido se somarão os esforços da Secretaria-Geral, que coordenada a missão, da Secretaria de Direitos Humanos, da Secretaria de Patrimônio da União, do INCRA e dos ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e do Desenvolvimento Social.

Durante a visita ao aterro, foram identificadas 51 pessoas sem nenhum tipo de documentação básica. Um caso emblemático é o do catador conhecido como Jorjão, que ficou paraplégico há um ano e vem encontrando dificuldades para ser atendido na rede de saúde.

Para a coordenadora-geral de Promoção do Registro Civil de Nascimento da SDH, Beatriz Garrido, o desafio é trabalhar em rede. “somente será possível alcançar os resultados desejados e garantir o direito humano ao nome e ao sobrenome a partir do empenho de todos, já que a situação de vulnerabilidade da população começa pela falta de documentos.”, avalia.

Na próxima quarta-feira (14) será realizada uma reunião com mobilizadores locais para organizar a realização de um mutirão de promoção do registro civil de nascimento para os catadores da região.

Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis entregaram uma lista de reivindicações à missão federal, ao secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, e aos representantes do município de Duque de Caxias. Entre os pontos principais está o acesso a programas como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, além de projetos de formação profissional e geração de emprego e renda.

http://www.sedh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/03/12-mar-2012-governo-federal-propoe-pacto-em-prol-dos-catadores-de-materiais-reciclaveis-de-jardim-gramacho-apos-visita-in-locu-ao-aterro-metropolitano-de-jardim-gramacho-em-duque-de-caxias-rj-representantes-do-governo-federal-propuseram-um-pacto-1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.