Obras retratam Quilombo do Morro do Boi e pescadores da Costa da Lagoa

Integrantes da comunidade do Quilombo do Morro do Boi e pescadores artesanais da Costa da Lagoa são retratados em fascículos com lançamento marcado para a quarta, 14/03, às 17h, no Auditório Henrique da Silva Fontes (Centro de Comunicação e Expressão), da Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento faz parte do II Seminário Saberes locais e territorialidades, que acontece durante toda a quarta e terá mesas redondas para discussão de práticas culturais das duas comunidades.

O Seminário, organizado pelo Núcleo de Estudos de Identidade e Relações Interétnicas (NUER) do Laboratório de Antropologia Social (LAS) da UFSC, objetiva promover a Interlocução entre pesquisadores, comunidades, movimentos sociais e poderes públicos sobre práticas culturais e direitos territoriais, a partir de três eixos de reflexão: Diversidade cultural e práticas ambientais locais; Representações do território tradicional e Democratização do acesso aos direitos culturais e territoriais.

Programação

9h – Abertura
Ilka Boaventura Leite (NUER/UFSC)
Alfredo Wagner Almeida (INCSA/UFAM/UEA)
Raquel Mombelli  (NUER/PPGAS/UFSC)

10h –  Mesa I: Quilombo do Morro do Boi (SC)  “Tem que atravessar a BR e vir até aqui. Que a BR passa por aqui…aqui é a BR! Aqui tinha café. A BR acabou com o café!…” Altair Almiro Leodoro.

Convidados: Associação Quilombo Morro do Boi; Instituições de Pesquisa, Ministério Público Federal, INCRA, Movimento Negro Unificado; Mediadora: Rosa Acevedo Marin (UFPA).

11h30 –  Apresentação e Lançamento do Fascículo

14:30 – Abertura
Erika M. Nakasono (INCSA/UFAM)
Raquel Mombelli (NUER/PPGAS/UFSC)

Mesa II: Movimento em defesa da Cosa da Lagoa (SC): Pescadores e Pescadoras artesanais “Então tem que ser identificado pra que as pessoas saibam que existe”. Ronavato Laureado.
Convidados: Associação dos Moradores da Costa da Lagoa – AMOCOSTA, Instituições de Pesquisa, Prefeitura, Ministério Público Federal, Secretaria do Patrimônio da União(SPU); Mediador: Pedro Martins (UDESC).

17h00  – Lançamento do Fascículo
17h30 –  Encerramento

Mais informações: (48) 3721-2024  ou www.nuer.ufsc.br.

http://noticias.ufsc.br/2012/03/08/obras-retratam-quilombo-do-morro-do-boi-e-pescadores-da-costa-da-lagoa/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.