Dia de Ação Global por Fukushima: Bahia integra Corrente Mundial Antinuclear com ato no Dique do Tororó, às 9h de domingo próximo

Baianos de Salvador e Caetité participam do Dia de Ação Global por Fukushima, integrando a Corrente Humana Internacional Antinuclear, que vai mobilizar multidões em mais de 110 cidades de 18 países, (http://antinuclearbr.blogspot.com/) no próximo domingo (11 de março), para reverenciar milhares de vítimas do terremoto que, seguido de tsunami, há um ano causou o pior acidente nuclear do mundo, desde o desastre de Chernobyl, em 1986.

A catástrofe nuclear do Japão poluiu solo, ar, água; gerou levas de dezenas de milhares de refugiados, contaminou e matou incontáveis seres vivos, como ocorreu em acidentes anteriores, como Chernobyl (1986), Goiânia (1987), Three Mile Island nos EUA (1979) e Rússia (1993). As nuvens atômicas e os prejuízos da radiação espalhada no ambiente até hoje não foram devidamente quantificados nem se sabe os efeitos desta tragédia para o futuro da humanidade.

Fukushima provou ao mundo que a tecnologia atômica não garante a segurança dos homens, nem do meio ambiente. Por este motivo, além de prestar solidariedade às vítimas do tsunami, os manifestantes vão reafirmar a campanha por energias limpas e renováveis, contra o uso de energia nuclear.

Neste dia, os baianos e brasileiros estarão também coletando assinatura na proposta de lei, de iniciativa popular, Por um Brasil Livre de Usinas Nucleares, para impedir a implantação de usinas atômicas no país.

Na Bahia, os atos foram organizados pela Rede Brasileira de Justiça Ambiental e Movimento Antinuclear Bahia, integrado por entidades e movimento sócio-ambientalistas*, que esperam uma boa participação da sociedade, nessa grande vibração mundial pela preservação do meio ambiente, pelo desarmamento, em defesa da vida e da paz. Em Salvador, a concentração começa a partir das 9h, de domingo, no Dique do Tororó. Em Caetité, onde uma mineração de urânio dá inicio ao ciclo de produção de energia nuclear no Brasil, estão previstos atos diversos, começando com missa às 7 da manhã, na Catedral de Senhora Santana, e outras manifestações acontecerão em praça pública, até as 9 da noite.

Já no Brasil ocorrerão mobilizações em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus e Brasília, convocadas também pela Articulação Antinuclear Brasileira e pela Coalizão contra as Usinas Nucleares, atendendo convite do movimento antinuclear internacional que, liderado por entidades da França, um dos países mais dependentes de energia nuclear – 75% de toda a energia que usa vem de fontes radioativas -, vem aumentando as pressões pelo fim dos programas nucleares no mundo (http://chainehumaine.org/).

* Movimento Antinuclear Bahia: Associação Movimento Paulo Jackson – Ética, Justiça, Cidadania; AEABA; Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité; CPT-Bahia; Gambá; Germen; Greenpeace; Instituto Búzios; IDEIA; Instituto Quilombista; Jubileu Brasil Sul; O Lixo somos nós?; Sindae; Suport-Ba

Contato: Movimento Antinuclear Bahia: [email protected] –  71 9998 4503

Enviada por Zoraide Vilasboas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.