Famílias quilombolas de Minas Gerais receberão Ater em março

O trabalho de campo dos técnicos que prestarão serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em comunidades quilombolas do estado de Minas Gerais terá início em março. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estão coordenando a última etapa de treinamento dos profissionais, já nos municípios selecionados. Em Minas, o trabalho de campo vai beneficiar 880 famílias quilombolas.

As comunidades de Poções, situada no município de Francisco Sá, e de Gurutuba, que abrange os municípios de Porteirinha, Pai Pedro, Catuti, Jaíba, Monte Azul e Janaíba, receberão os agentes de Ater para elaborar um diagnóstico da vida social e econômica das famílias. Além de ouvir, ensinar e aprender com a população local, os agentes vão levar a essas comunidades informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria e articular a entrada das famílias em políticas públicas e programas do governo federal que atendam as suas necessidades.

“Temos previstas algumas iniciativas dentro do Plano, como projetos de estruturação e a distribuição de sementes de milho, feijão e hortaliças”, explica o assessor especial para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira.

Além de Minas Gerais, outros três estados receberão serviços de Ater, por meio de cinco entidades contratadas pelo MDA através de uma Chamada Pública do Plano Brasil Sem Miséria, fruto da parceria entre o MDA, o Ministério do Desenvolvimento (MDS), a Fundação Palmares, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento.

Ao todo, o investimento é de R$ 7,5 milhões, para atender 4,8 mil famílias de 39 comunidades quilombolas nos municípios de Francisco Sá (MG), Pai Pedro (MG), Jaíba (MG), Porteirinha (MG), Catuti (MG), Janaúba (MG), Monte Azul (MG), Conceição da Barra (ES), São Mateus (ES), Santarém (PA), Bom Conselho (PE), Campo Formoso (BA) e Alcântara (MA).

Para Aline Silva, representante do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), entidade contratada pelo MDA para atender à comunidade de Gurutuba, a ação fortalece ações de inclusão da comunidade em programas do governo. “O objetivo do projeto é justamente fazer com que saúde, luz, água, educação e o apoio cheguem a quem mais precisa”, ressaltou.

Segundo Jader Murta, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), entidade que vai atender à comunidade de Poções, o trabalho realizado terá um diferencial de apoio para a população local. “Será um acompanhamento mais intensivo, um acompanhamento da produção da família, que vai gerar aumento de renda e qualidade de vida dessas famílias”, disse.

Edmilton Cerqueira reforça que os serviços de Ater funcionam como uma troca de aprendizado e ajudam no desenvolvimento do País. “É uma ação que reforça o processo de produção das famílias. Vamos fomentar isso, além de avaliar o acesso à água, energia e uma série de políticas públicas que chegarão à região”, avalia.

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9358287

Enviada por Ricardo Álvares.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.