Continuam as ameaças, violência e constrangimentos contra os Pataxó Hãhãhãe. Os indígenas denunciam a ação da Policia Federal

Samuel Wanderley e Olinda Muniz Wanderley*

Os Pataxó Hãhãhãe estão informando estarem se sentindo constrangidos com a ação da Policia Federal. A PF está entrando nas áreas ocupadas sob o pretesto de realizar busca e apreenção de armas que estariam sendo usadas pelos indígenas.

A comunidade Pataxó Hãhãhãe reafirma que as ocupações são pacíficas e que nenhum indígena está ameaçando a vida de ninguém, ou mesmo fazendo uso de armas contra quem quer que seja. O mesmo, contudo,  não se pode dizer dos pistoleiros a mando dos fazendeiros que estão atirando todos os dias contra os indígenas.

A Policia Federal informou, por intermédio da imprensa, que está na área também para desarmar os pistoleiros, mas o que os indígenas estão verificando não é isso. Nas áreas onde se denuncia quase que diariamente a presença de pistoleiros atirando contra os indígenas a Policia Federal não aparece.

Sob o pretexto de verificar denúncias de porte de armas pelos indígenas, a PF constrange a comunidade Pataxó Hãhãhãe e não toma providências contra os pistoleiros que são denunciados quase que diariamente pelos indígenas.

A Comunidade Pataxó Hãhãhãe contesta as declarações da Policia Federal de que ela (a PF) está na área para conter a violência e “desarmar” quem estiver portando armas. Os indígenas consideram que os fatos são por demais contundentes para que não se entenda as ações da PF como de pressão contra a comunidade indígena e a favor dos “fazendeiros”.

Considerando que as ações da Policia Federal estão criando maior insegurança contra os indígenas na medida em quem dão certeza de impunidade aos pistoleiros, a Comunidade Pataxó Hãhãhãe mais uma vez denuncia e solicita a imediata substituição dos policiais envolvidos nas operações, assim como seu comandante.

A comunidade indígena reafirma que não pretende a saída da policia e manutenção da insegurança na região, mas as substituição dos policiais por considerar não estarem cumprindo com sua função institucional, que seria a manutenção da segurança pública e imparcialidade diante dos fatos.

Salvador, 07 de março de 2012

*Correspondentes dos Pataxó Hãhãhãe em Salvador

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.