3ª Marcha Pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia acontece amanhã (8) na Paraíba

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), mais de 1.500 agricultoras da região da Borborema se encontrarão no município de Esperança (PB) para denunciar as desigualdades sociais e a violência contra mulher, mas também marcharão pela luta por direitos e por relações mais justas na agricultura.

A marcha é organizada pelo Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema, um fórum de sindicatos e organizações da agricultura familiar que articula 15 municípios e mais de 5 mil famílias do Agreste da Borborema, com a assessoria da AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar.

O ato terá início às 9h, em frente à sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Esperança, nas praça Getúlio Vargas, com a apresentação da peça A vida de Margarida – parte II, encenada pelo Grupo de Teatro do Polo da Borborema.

Após a peça, as agricultoras sairão em marcha até a praça da Cultura onde se realizará uma grande feira de exposição de experiências e produtos frutos do trabalho das mulheres. A feira, aberta ao público, será um espaço de visibilidade da contribuição técnica, social, econômica e política das agricultoras.

Todos os anos, a marcha marca o encerramento de uma série de eventos municipais em que se faz uma leitura crítica das manifestações das desigualdades e a persistência história da cultura patriarcal, assim como busca valorizar as estratégias de superação desse quadro.

Esse trabalho é construído dentro da rede de agricultoras-experimentadoras do polo e a partir da suas práticas. Esses eventos também são momentos de afirmação do protagonismo das mulheres na construção do projeto agroecológico para região.

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/03/06/3a-marcha-pela-vida-das-mulheres-e-pela-agroecologia-acontece-na-quinta-8-na-paraiba/view

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.