Dia 25, a Caravana dos Povos faz sua primeira caminhada

Durante a tarde do dia 25 de março, domingo, os passantes e frequentadores das praias de Ipanema poderão se deparar com abraços e flores inesperados, uma operação de limpeza repentina, cartazes, faixas, maracatu e oficinas de pipas.

O foco de toda essa movimentação será a Caravana dos Povos, que, com o slogan “a Cúpula começa a caminhar”, entoará em suas letras e pintará em suas faixas dizeres sobre a Cúpula dos Povos, no percurso entre o Cantagalo e o Arpoador, em Ipanema. O objetivo é claro: sensibilizar e tornar mais visível o processo de construção da Cúpula, chamando cada vez mais pessoas para participar das atividades até e durante o evento, que ocupará o Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho.

A Caravana dos Povos começará a se reunir às 14h no Cantagalo e seguirá a partir das 14h30 até o Arpoador, onde uma tenda e um minipalco estarão aguardando os participantes do ato  – e de quem mais estiver passando ali naquela tarde. As atividades por lá acontecerão até depois do pôr do sol.

A partir das 14h, quando a Caravana começará a se formar no Cantagalo, oficinas para crianças e adultos também iniciarão suas atividades no parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Pipa, arte com lixo e agroecologia: qualquer pessoa que tiver interesse em alguma dessas atividades poderá se fartar. Uma feira de trocas também está programada, para mostrar como o dinheiro não é a única forma de se conseguir um bem, seja ele concreto ou abstrato.

Bicicletada, música e choque de amor
A ideia para a realização da Caravana dos Povos surgiu durante as reuniões do Grupo de Trabalho do Rio de Janeiro (GT Rio), que tem encontros regulares desde meados de 2011 para programar atividades de conscientização dos cariocas em relação à Rio+20. A Caravana é uma das atividades combinadas para março, que em dezembro último ficou marcado como o ‘mês de mobilização’.

Na última reunião do grupo, realizada anteontem (1° de março), a Caravana dos Povos ganhou contornos mais consistentes. As cerca de 50 pessoas que foram à Fundição Progresso, no Centro, dividiram-se em subgrupos para tratar de assuntos específicos para a mobilização do dia 25: comunicação, produção e ‘artevismo’.

Entre as atividades propostas para a Caravana, bicicletada, músicas temáticas sobre a Cúpula, shows e ‘choque de amor‘. Não se confunda com esse termo, leitor. ‘Choque de amor’ é uma espécie de contraponto à operação da Prefeitura do Rio de Janeiro chamada Choque de Ordem – alvo de muitas críticas por parte dos cariocas – e envolve o que foi descrito no primeiro parágrafo deste texto: abraços repentinos e flores inesperadas.

O cenário pretendido para a Caravana dos Povos, no entanto, não se assemelha a um carnaval. “Será um evento bem focado, com uma mensagem específica sobre a Cúpula. Não podemos fugir desse propósito”, disse Mariana Santana, uma das organizadoras do GT Rio, seguida por murmúrios de aprovação.

Anote na agenda

O que: Caravana dos Povos: a Cúpula começa a caminhar.
Quando:
dia 25 de março, domingo, a partir das 14h.
Onde:
A concentração começa às 14h, no Cantagalo. A essa mesma hora, começarão também as oficinas no Arpoador. A Caravana parte do Cantagalo às 14h30 e segue até o Arpoador, onde ficará até o pôr do sol.
Atividades planejadas: ‘Choque de amor’, bicicletada, limpeza, músicas sobre a Cúpula, instrumentistas, faixas e cartazes sobre a Cúpula, oficinas (pipa, arte com lixo, agroecologia), feira de trocas, café com conversa, falas sobre a Cúpula, shows, performances, palhaços.

http://cupuladospovos.org.br/2012/03/dia-25-a-caravana-dos-povos-faz-sua-primeira-caminhada/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+CupulaDosPovosNaRio20+%28C%C3%BApula+dos+Povos+na+Rio%2B20%29

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.