MST realiza 4° Encontro Regional de Sem Terra no norte de Minas Gerais

“É preciso não ter medo. É preciso ter a coragem de dizer” (Rondó da liberdade – Carlos Marighella)

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, ocorreu no Assentamento Estrela do Norte, no Centro de Formação Delsio e Ezequias, o 4° Encontro da Regional Norte de Minas do MST. 

Participaram cerca de 120 acampados, assentados e convidados da região que, em clima de bastante animação, debateram a conjuntura agrária nacional e norte mineira, desenvolvimento dos assentamentos, formação política, educação para o campo, massificação do movimento e desafios para o próximo período.

O Norte de Minas ainda possui mais de um terço de sua população no campo, sendo esses camponeses os principais responsáveis pela produção de alimento para a região. Porém, os governos de Minas Gerais e Federal apenas direcionam suas políticas em beneficio dos grandes proprietários de terra e das empresas capitalistas.

Somente as terras devolutas pertencentes ao Estado bastariam para assentar todas as famílias sem-terra norte mineiras, mas, ao contrário, hoje, essas terras estão na estratégia da exploração do minério de ferro e plantio da monocultura do eucalipto que criarão ainda mais contradições e desigualdades, lucros que irão para as mãos de empresários estrangeiros.

Para o próximo período foi apontada a necessidade de consolidarmos e criarmos mais escolas para o campo, aumentar a produção de alimentos em nossas áreas de forma agroecológica, e garantirmos uma maior participação das mulheres e jovens nos processos organizativos do movimento. Essas serão as premissas para convencer também a população da cidade da importância da democratização das terras no Brasil.

Ainda foi debatida a necessidade do movimento priorizar que as terras do acampamento Novo Paraíso, no município de Jequitaí, onde as famílias permanecem debaixo de lona há mais de seis anos, sejam desapropriadas para o assentamento das famílias.

No último dia do encontro foi realizada uma atividade junto aos Amigos do MST. Uma mesa sobre os desafios da Reforma Agrária – em uma confraternização com um grande jantar – fechou os três dias de atividades.

As famílias sem-terra do Norte de Minas reafirmaram seu compromisso contra o latifúndio e o agronegócio, exigindo do Estado Brasileiro que realize a Reforma Agrária. Voltaram para suas áreas com o compromisso de aumentar e fortalecer os acampamentos, tornar os assentamentos locais com real qualidade de vida e produção de alimentos saudáveis, além de lutar contra o uso de agrotóxicos.

Brilha no Norte a Estrela do Che! Somos guerreiros do MST!
Reforma Agrária: Por justiça Social e Soberania Popular!

http://www.mst.org.br/Reafirmando-o-compromisso-contra-o-latifundio-e-o-agronegocio#.T1Ap6Gj4_w4.email

Enviada por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.