Novo informe sobre a situação dos Pataxó Hã-Hã-Hãe

Abaixo, um breve relato sobre a situação dos Pataxó, com informação enviada pelo antropólogo Samuel Wanderley. TP.

“O pessoal conseguiu resistir durante toda a noite de anteontem. Fizeram muitas incursões contra os indígenas. Muitos veículos foram utilizados na ação deles, e muitos homens foram mobilizados para retaliar os indígenas. Felizmente, a área não é fácil para ninguém, e a mesma dificuldade gerada pela configuração do terreno que os indígenas encontram para se defender eles também encontram para entrar e atacar. Mas não está fácil.

Esta foi a maior retomada já feita pelos Pataxó  Hã-Hã-Hãe, e a que está gerando maior risco pessoal para cada indígena.

O Ministério Público Federal foi mobilizado, e a Polícia Federal já fez uma visita breve à região do conflito, de forma que ontem de noite as coisas se acalmaram. Vamos ver como prosseguirão.

A conversa em toda a região é de “arrastão” para retirar todos os indígenas das “fazendas”. Muitos homens locais foram chamados, e são vistos caminhões transportando pistoleiros passando por Jacareci, Palmira etc. São muitas as pessoas que estão presenciando estas coisas e me reportando. Nós, porém, estamos com a esperança de o MPF conseguir mobilizar policiamento a fim de conter a violência.

Por parte dos indígenas garanto que não há nenhuma intenção de violência contra ninguém. Eles querem poder permanecer nas áreas de forma pacífica e sem precisar passar pelos dias e noites de terror que estão vivenciando”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.