Ministério Público insiste em fiscalizar empréstimo para Belo Monte

O Banco Central do Brasil negou um pedido do Ministério Público Federal de fazer uma fiscalização no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O pedido buscava verificar a regularidade do empréstimo feito à usina de Belo Monte.

O empréstimo solicitado pela Norte Energia para Belo Monte é de 24,5 bilhões de reais. Existem 11 processos questionando o empreendimento que ainda não foram julgados.

A recusa do Banco Central foi recebida pelo MPF em janeiro. Já em fevereiro, os procuradores da República que atuam no caso pediram reconsideração e insistem na necessidade de fiscalização da operação. Já a diretoria de fiscalização alega que o trabalho sobre Belo Monte não é prioridade na programação do Banco Central.

De acordo com as autoridades, além de exigir deslocamento de recursos já direcionados às atividades , o processo resultaria em dificuldades à rotina. Ainda de acordo com a diretoria, isso poderia “acarretar risco à regularidade e eficiência da atividade de fiscalização como um todo”

Em ofício enviado em fevereiro, os procuradores Cláudio Terre do Amaral e Bruno Alexandre Gutschöw pediram reconsideração da negativa ao pedido de fiscalização. O argumento deles é que o empréstimo à usina de Belo Monte se trata de uma das maiores operações bancárias do BNDES, o que acarreta uma concentração de risco considerável.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8599

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.