URGENTE: Ameaça de ataque iminente contra a comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe

Informação passada por Samuel Wanderley para Pablo Camargo e postada na lista do Cedefes:

“Em contato telefônico, o Cacique Nailton Pataxó comunicou haver recebido informações de algumas fontes seguras, da região de Itaju do Colônia e outras localidades próximas, de que os fazendeiros que tiveram áreas retomadas estão mobilizando um grande contingente de pistoleiros fortemente armados no intuito de fazerem ações de retaliação e desocupação contra os indígenas, inclusive já existindo um grupo grande de pistoleiros à postos em uma fazenda próxima.

É muito preocupante a situação, as estradas estão fechadas, e os indígenas isolados nas áreas. Já ocorreram ações violentas contra os indígenas, como tentativas de alvejar veículos, tendo inclusive um dos indígenas sido atingido em um desses ataques.

Se faz necessária uma urgente intervenção por parte das autoridades, no intuito de evitar ataques contra os indigenas nas áreas ocupadas recentemente. Tendo em vista todo o histórico de violência contra a população Pataxó Hã-hã-hãe, essas informações precisam ser tratadas com a máxima seriedade e urgência.

A comunidade Pataxó Hãhãhãe solicita que estas informações sejam levadas ao Governador do Estado da Bahia, Ministério Público, e demais autoridades”.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.