Oficinas da Fundação Confiar recomeçam dia 5

Na próxima segunda-feira (5), a prefeitura, através da Fundação Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), retomará as atividades das oficinas sócio-educativas para crianças e adolescentes do município. Os demais projetos de inclusão social oferecidos pela Fundação recomeçaram neste mês, junto com o ano letivo da rede municipal de ensino. Em 2012, serão atendidas cerca de 1.200 crianças e adolescentes pelos programas do Confiar.

De acordo com a presidente da instituição, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, as ações da fundação são voltadas para estudantes matriculados na rede pública de ensino e as aulas acontecem no período alternado ao horário dos estudos em sala de aula. Atualmente, mais de 100 profissionais atuam nos programas, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, técnicos de informática, recreadores, educadores e instrutores.

Nas oficinas sócio-educativas os participantes têm entre 14 e 17 anos e recebem ainda uma bolsa de estudo no valor de R$ 100, todo mês. As oficinas disponibilizadas este ano vão ser as seguintes: Auxiliar de Sala de Aula; Recreadores de Creche; Noções Administrativas, que é realizada em parceria com o CVT (Centro Vocacional Tecnológico); Oficina de Floresta e Madeira e Arte.

O Confiar realiza ainda os projetos sócio-educativos com atuação nas comunidades. Neste caso, as oficinas acontecem no Centro da Juventude (Itapuca), Quilombo Promotor da Paz (Vila Vicentina) e Gente Grande (Morro do Cruzeiro). Os estudantes cadastrados nestas atividades participam de aulas de dança, informática, grafite, etiqueta profissional, palestras educativas e coral. Os participantes têm idade entre 5 e 17 anos.

Com a mesma finalidade, o projeto Coral Confiar promove aulas de música na Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Fazenda da Barra I); Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Colégio Estadual Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco).

Maria Virginia ressalta que nos últimos três anos a prefeitura investiu na infraestrutura destes projetos e ampliou o número de participantes. Entre as melhorias realizadas estiveram a aquisição de novos equipamentos, reformulação da metodologia das oficinas, renovação de parcerias, contratação e capacitação dos profissionais.

Para a presidente, as mudanças garantiram o sucesso de atividades, como a I Gincana do Centro da Juventude, que reuniu cerca de 200 jovens no período das férias escolares de julho, e o I Festival de Dança do Projeto Gente Grande. Além disso, pelo terceiro ano, o Coral Confiar se apresentou no Encontro Nacional de Corais Canta Brasil, em Caxambu (MG).

O Projeto Quilombo Promotor da Paz se destacou também ao receber a vista de professores e estudantes de Odontologia da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que desenvolveram com os estudantes do programa o projeto de Extensão TRA (Técnica Restauradora Atraumática). Outra visita ao Quilombo da Paz foi feita por representantes da Secretaria Estadual de Cultura. Por meio da visita ao projeto, eles conheceram o trabalho desenvolvido sobre danças folclóricas.

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,53436,Oficinas-da-Fundacao-Confiar-recomecam-dia-5.html#ixzz1nbagqTPF

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.