Federalizar crimes de pistolagem pode reduzir impunidade no Brasil

Flagrante da execução de um vereador em Alagoas (foto: Bandnews)

Odilon Rios, Terra Magazine

“A vinda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Alagoas pela segunda vez em um ano – neste mês de março – pode iniciar uma discussão sobre a onda de violência no Brasil, um dos países em que mais se mata e também um dos mais impunes para os seus criminosos.

Alagoas é o Estado mais violento do Brasil, segundo o ministério. Em 1980 – de acordo com dados coletados pela Union Nations Office on Drugs and Crime baseados em números do próprio ministério de Cardozo – a taxa de mortes, por 100 mil habitantes, era de 14,12; em 2007, 59,48. Um salto de 4,2 vezes.

Poderia-se imaginar que o Estado mais violento do Brasil não recebeu recursos em áreas sociais ou nas polícias.

Afinal, segundo os dados do IBGE, Alagoas é o terceiro Estado com maior número de miseráveis no Brasil: 20,3% de sua população.

Perdemos para o Maranhão (25,7%) e o Piauí (21,3%).

E, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alagoano, 36% dos eleitores são analfabetos – o maior percentual do Brasil.

Entretanto, segundo o Tesouro Federal, em dez anos (2001/2011), a União triplicou repasse federal ao Estado. É mais dinheiro que a moagem da cana de açúcar – a segunda maior do Nordeste – e que sustenta pouco mais de 20 famílias de usineiros há 300 anos.

Um deles é o parlamentar mais rico do Brasil, o deputado federal João Lyra (PSD): R$ 240,3 milhões.

Em dez anos, Alagoas tirou cinco empréstimos, tendo como avalista os cofres da União. Dois destes empréstimos viraram investigações porque o dinheiro sumiu – quase um bilhão de reais.”

http://nogueirajr.blogspot.com/2012/02/federalizar-crimes-de-pistolagem-pode.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.