Pesquisador diz que Porto do Açu é desnecessário para o país

É que afirma o pesquisador Arthur Soffiati, do Núcleo de Estudos Socioambientais da Universidade Federal Fluminense (UFF). A construção da obra portuária está sendo realizada em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Instituto Humanitas, o pesquisador contou que muitas famílias tiveram suas terras desapropriadas para ceder espaço ao empreendimento, construído por empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Para Arthur Soffiati , as desapropriações são irregulares e se relacionam ao distrito industrial da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que dará suporte ao Porto do Açu.

Segundo Soffiati, esse tipo de empreendimento é desnecessário para o país, pois irá “beneficiar um empresário que deseja ser o homem mais rico do mundo”. Além disso, diz que também irá beneficiar um grupo muito pequeno de pessoas como alguns políticos.

Ele ainda explica que apesar de gerar divisas, os custos sociais e ambientais são muito altos. Soffiati diz que leu os estudos de impactos ambientais e afirma que existem diversas irregularidades, como “erros grosseiros sobre os ecossistemas atingidos”, além de falsificações.

Soffiati garante que serão gerados inúmeros impactos ambientais que irão afetar atividades das comunidades locais como a prática pesqueira. O ar e o solo também serão prejudicados. O pesquisador acusa os governos municipal de São João da Barra e estadual do Rio de Janeiro de estarem totalmente coniventes com o projeto devido a interesses políticos e econômicos.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8564

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.