CE – Movimentos se encontram hoje, sábado, para fortalecer resistências às remoções

Comunidades ameaçadas e remoção, movimentos sociais e demais organizações populares realizarão, neste sábado, 11, encontro para discutir ações contra as retirada das famílias de seus locais de moradia, bem como denunciar as violações aos direitos humanos, que estão ocorrendo em função da realização das obras da Copa do Mundo de 2014. Em Fortaleza, apenas a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) poderá vir a impactar a vida de milhares de pessoas, distribuídas em vinte e duas comunidades ao longo da via férrea. Mesmo assim, o Governo do Estado anunciou o início das obras para março, e a Justiça já concedeu a liberação para que isso ocorra.

Samuel Queiroz, morador da comunidade Lauro Vieira Chaves, uma das impactadas, afirma que, apenas na região da Itaoca, Vila União e Montese, mais de 300 famílias poderão ser removidas. De acordo com ele, “Os governos estão fazendo tudo sem a participação das comunidades, de forma truculenta, passando por cima da Lei Orgânica do Município.”. Diante disso, espera que o encontro seja um espaço para se questionar essas ações e discutir as reais necessidades da cidade em relação à mobilidade urbana, “Porque a proposta do governo só favorece a especulação imobiliária. Teriam outro lugar para colocar o VLT, mas eles escolheram que ele passe por cima das comunidades”, denuncia.

A truculência citada por Samuel tem sido sentida em Fortaleza e em outras cidades que vivenciam conflitos relacionados à posse da terra. Em São José dos Campos, na comunidade do Pinheirinho, onde há oito anos viviam 1.600 famílias, Estado e Justiça se uniram para favorecer a especulação imobiliária e retiraram, à força, os moradores, deflagrando uma das ações mais brutas vistas, no Brasil, nos últimos anos. O caso é exemplar. Por isso, os organizadores do “Encontro contra as remoções” destacam a necessidade de fortalecer as resistências populares contra essa lógica de exclusão social.

O encontro ocorrerá no Parque Rio Branco, a partir das 14h. Nele, serão exibidos filmes e fotografias produzidas pelos moradores das comunidades, que mostram a memória e o cotidiano desses locais. Em seguida, participantes falarão sobre a realidade de cada um deles, as ameaças sofridas, mas também as resistências que estão sendo construídas.

Encontro contra as remoções
Data: Sábado, 11/02, às 14h
Local: Parque Rio Branco
(Av. Pontes Vieira, entre a Av. Visconde do Rio Branco e a Rua capitão Gustavo)

Informações:
Ercília Maia: 8601.5267
André Lima: 8705.7557

Enviada por Isabel Sousa.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.