Assentados combinam café, árvores nativas e frutíferas no Pontal

Por Vanessa Ramos, Da Página do MST

Cerca de 50 famílias do assentamento Che Guevara, localizado no município de Mirante do Paranapanema, na região do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste do Estado de São Paulo, estão desenvolvendo um projeto de plantio de café, árvores nativas e frutíferas.

Além de promover o reflorestamento da região, que tem áreas devastadas pela ação do latifúndio, o projeto pretende capacitar os assentados nesse tipo de plantio, gerar renda para as famílias e fortalecer a consciência ecológica dos camponeses.

“A ideia de plantar café nessa região de São Paulo surgiu a partir de uma pesquisa elaborada por alunos do curso de Agronomia do MST. A partir desse estudo, eles resolveram fazer um projeto de plantio de café”, explicou Felinto Procópio, o Mineirin, integrante da Coordenação Nacional do MST e um dos coordenadores do projeto.

A primeira colheita de café está prevista para acontecer em 2015. Da plantação das sementes até a primeira colheita significativa de café são necessários no mínimo três anos. Durante esse período, o cafezal permanece na fase de desenvolvimento.

Essa projeto foi selecionada entre 1.200 inscritos, no Programa  Desenvolvimento e Cidadania, da Petrobras, que apoia os camponeses.

http://www.mst.org.br/Assentados-combinam-cafe-arvores-nativas-e-frutiferas-num-so-plantio-no-Pontal#.Tyg8fgspuXs.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.