“As Águas não têm Cor”. Nem dono! Por isso agora estão aqui, em pdf

Dona Maria: guerreira de São Francisco do Paraguaçu

Tania Pacheco

O I Seminário Justiça Ambiental pelas Águas: Águas não têm Cor foi realizado em 2008 pelo antigo Ingá (Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia), quando o diretor geral era Julio Cesar de Sá da Rocha, e nosso companheiro Diosmar Filho era seu Assessor para Povos e Comunidades Tradicionais. Foi um dos mais belos eventos em termos de democracia que já presenciei, com os povos e comunidades tradicionais compondo grande parte das mesas e lotando a plateia. Chegaram de ônibus, é verdade, mas não para aplaudir. Muito ao contrário, estavam lá para cobrar: d@s palestrantes, coerência; das chamadas autoridades, as políticas públicas das quais necessitavam e que frente a frente ali exigiam, com coragem cidadã.

Para o Seminário havia sido preparado previamente um livreto, com textos escritos por alguns convidados e convidadas. Posteriormente, foram organizados os Anais do evento, contendo não só uma versão livre dos textos publicados, na forma em que foram apresentados e debatidos com seus autores, como – muito mais importante! – as transcrições das falas de pessoas como Dona Maria e Seu Altino, do Quilombo de São Francisco do Paraguaçu, Bahia; de Vânia Guerra, do Quilombo da Marambaia, Rio de Janeiro; de Angel Hurtado, de Cochabamba, Bolívia, sobre a Guerra da Água; de Dona Maria Querumbina, Quebradeira de Coco Babaçu de Imperatriz, Maranhão; e de Maria Tumbalálá, de Abaré, Bahia, entre outras, assim como algumas fotos.

A edição de 2010 não foi impressa, mas o documento em PDF continuava no saite que havia sido do antigo Ingá, para ser baixado por qualquer pessoa. Entretanto, como a cartilha do GT Combate ao Racismo Ambiental, ele foi retirado do ar. Não pelo FBI, mas pelos novos donos do “poder”, que talvez ingenuamente se pensem também os donos das águas… Das águas que jamais terão dono!

Não temos condição de alojar a nossa Cartilha no espaço deste Blog. Mas, felizmente, temos como receber aqui o livreto do Seminário, inclusive com a foto de Dona Maria, a quem ele foi dedicado e que, como aqui, abre a publicação, sobre o seguinte texto:

“Esta publicação é dedicada à Dona Maria José das Dores de Jesus Correia. Mulher, negra e uma das grandes personalidades na luta pelo direito ao ambiente e pela conquista do território quilombola de São Francisco de Paraguaçu do Boqueirão, em Cachoeira (BA), Dona Maria tornou-se também um dos símbolos dos movimentos de quilombolas da Baía do Iguape e de Pescadores da Bahia. Sua luta permanece viva, assim como a sua coragem de lutar pelos direitos sociais e coletivos”.

Para este Blog, é uma honra acolher essa publicação e socializá-la. E é também a nossa oportunidade de homenagear não só a ela, mas a tod@s @s companheir@s que lutam contra o Racismo Ambiental. Inclusive Diosmar, que nos enviou este material com uma nota emocionada, contando o que acontecido mas sem sequer imaginar o uso que daríamos a ele. Aí está, Companheiro: para baixar os Anais do I Seminário Justiça Ambiental pelas Águas: Águas não têm Cor basta clicar sobre seu nome. A luta continua.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.