Hoje (dia 30) – Ato em solidariedade ao Pinheirinho- Praça Sete – 15h.

SOMOS TODOS PINHEIRINHO!

BELO HORIZONTE NA CAMPANHA NACIONAL DE SOLIDARIEDADE

No dia 22 de janeiro, domingo, na cidade de São José dos Campos (SP), a Polícia Militar deu início a um massacre contra cerca de 9 mil moradores de uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, o Pinheirinho. A mando do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Eduardo Cury (ambos do PSDB), do Tribunal de Justiça de São Paulo e do Ministério Público Estadual, invadiram a comunidade numa verdadeira operação de guerra, com mais de 2 mil soldados oriundos de 33 municípios. Atiraram e agrediram os moradores sem poupar ninguém, espancando mulheres grávidas, crianças, idosos e cadeirantes. Fizeram dezenas de feridos com armas letais. Há relatos de vários moradores que denunciaram a ocorrência de mortes, inclusive de crianças, que estariam sendo encobertas pela polícia e os órgãos públicos da cidade, como nos tempos da ditadura militar.

Ao determinar a execução do massacre, o governo de São Paulo ignorou uma decisão do Tribunal Regional Federal que, na Sexta-feira (20 de janeiro), determinou a suspensão da reintegração de posse. Havia negociações para uma solução pacífica para o conflito, que foram boicotadas pela prefeitura de São José dos Campos. Os advogados dos moradores foram detidos e agredidos e a polícia reprimiu comunidades vizinhas, criminalizando qualquer manifestação de apoio às vítimas do despejo.

O Pinheirinho há oito anos luta por sua regularização como bairro por ocupar o terreno de uma empresa falida do mega especulador imobiliário – criminoso internacional – Naji Nahas. Este usurpador do terreno é procurado em mais de 40 países por fraudes financeiras e no Brasil já quebrou a bolsa de valores do Rio de Janeiro. Ele deve mais de 15 milhões em impostos para a prefeitura de S. José dos Campos e o terreno cuja posse está sendo reintegrada é fruto de grilagem. Essa ação truculenta dos governos paulistas beneficiará não só o bandido Naji Nahas, mas também seus credores, banqueiros, especuladores e megaempresários enquanto os trabalhadores, pobres e negros, são jogados nas ruas como animais.

Todas as casas e benfeitorias da ocupação, construídas ao longo dos últimos 8 anos sem nenhum apoio dos governos, estão sendo demolidas pelos tratores da prefeitura, junto com toda mobília, eletrodomésticos, documentos pessoais e demais pertences dos moradores. Estão sendo destruídos também os sonhos destas trabalhadoras e trabalhadores do Pinheirinho. Atualmente, as famílias estão sendo mantidas numa espécie de campo de concentração, onde tendas sem nenhuma estrutura foram montadas. Lá os moradores são marcados por pulseiras.

Este escandaloso massacre realizado no Pinheirinho é uma afronta a todos os movimentos sociais do Brasil e uma mostra do quão desumana é a guerra generalizada contra os pobres no nosso país, cada vez mais consolidada como política de Estado. Em Belo Horizonte e em muitas outras cidades há várias ocupações urbanas que também lutam contra o despejo e pela sua regularização enquanto bairros. Por isso, todo o movimento sindical e popular precisa se manifestar para que a tragédia do Pinheirinho possa ser revertida e não sirva de precedente para massacres semelhantes em outros lugares.

Ao longo dessa semana, dezenas de atos públicos em solidariedade ao Pinheirinho foram realizados em todo o país, sobretudo nas grandes capitais como BH, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Recife. Uma campanha nacional está sendo posta em prática por várias entidades, partidos e movimentos da classe trabalhadora contra o massacre e pela desapropriação do terreno. Convocamos todos os trabalhadores e jovens de Belo Horizonte e região para seguirmos fortalecendo essa campanha nas ruas, para que a criminosa ação deste Estado genocida seja combatida, revertida e não se repita.

ABAIXO OS CRIMINOSOS DO PSDB E SEUS COMPARSAS!
PUNIÇÃO A TODOS OS RESPONSÁVEIS PELO MASSACRE!
ABAIXO O ESTADO GENOCIDA! ABAIXO A REPRESSÃO!
PELO FIM DA CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
PELO RETORNO IMEDIATO DAS FAMÍLIAS! DILMA, DESAPROPRIE O PINHEIRINHO JÁ!

Evento no Facebook http://www.facebook.com/events/321320444579388/

Assinam: CSP-CONLUTAS, Intersindical, MTST, Brigadas Populares, Comunidade Zilah Sposito/Helena Greco, MLPM, Federação Democrática dos Metalúrgicos, Ceramistas de Monte Carmelo; STIM Pirapora; STIM Itajubá e Região; STIM Ouro Preto; STIM de Itaúna; STIM Divinópolis; STIM Três Marias; STIM Governador Valadares; STIM Várzea da Palma; SINDEESS Divinópolis; SINDEESS BH e Região; SINDEESS Itajubá e Região; Sindicato Metabase dos Inconfidentes; SINTEMMD Divinópolis; SINDSERB Monte Carmelo; SINDSERB Betim; SINTAPPI-MG; SINDREDE-BH, FENATIG, SINDSERB; ANEL, DAICB-UFMG, DAFAE-UEMG, Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania (IHG), AGB-SLBH, LER-QI, MLB, Movimento Fora Lacerda, PSTU, PSOL, PCO, UJC, PCB.

Enviada por Fórum Permanente de Solidariedade às Ocupações_ BH.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.