ANP investiga vazamento no RS e ONGs vão protestar

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) investiga o vazamento de óleo ocorrido em um terminal da Transpetro de Osório, na praia de Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul, anteontem. O Ministério Público também abriu investigação, assim como a Polícia Civil. Segundo o Ibama, a multa pode chegar a R$ 50 milhões. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 28-01-2012.

A Transpetro disse ter concluído na madrugada de ontem a limpeza da orla de Tramandaí. Segundo a empresa, apesar de “não existirem mais indícios de óleo no mar, equipes de contingência permanecerão no local para o recolhimento de eventuais resíduos trazidos pela maré”. Foi criada uma comissão interna para investigar as causas do acidente. O volume estimado de óleo derramado é de 1,2 m³.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul recomenda que os turistas que forem a Tramandaí e Imbé evitem entrar no mar.

Hoje, a Fundação SOS Mata Atlântica e ONGs do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável fazem mobilização às 10 horas, na Praia de Tramandaí, em frente à plataforma de petróleo. O protesto faz parte da campanha Mangue Faz a Diferença, que chama atenção para as ameaças que pesam sobre o ecossistema com o novo Código Florestal.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/506211-anpinvestigavazamentonorseongsvaoprotestar

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.