Ministra da Igualdade Racial participa de debates do Fórum Social Temático 2012

Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da ministra no FST, que reúne organizações em um encontro preparatório para a Cúpula dos Povos

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, participa hoje (25) de atividades do Fórum Social Temático 2012 (FST), que começa hoje, em Porto Alegre (RS) e região metropolitana. Quilombos e mulheres negras são pautas da agenda da ministra no FST, que reúne organizações em um encontro preparatório para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), programada para junho deste ano, no Rio de Janeiro.

Às 9h, no Largo Zumbi dos Palmares, a titular da Seppir participa do encontro “10 Anos de Articulação da Rede Quilombos do Sul”. A atividade prevê avaliações sobre uma década de atuação da organização, que reúne cerca de 20 comunidades da região gaúcha de Campanha, bem como a realização de um balanço e abordagem das perspectivas da luta quilombola no Brasil. Ainda como parte da programação do FST, participa às 17h da abertura oficial do espaço “Quilombo Oliveira Silveira”, também no Largo Zumbi dos Palmares.

Às 14h, a ministra falará no painel “Mulheres negras e a ocupação de espaços de empoderamento na sociedade”. O debate acontece na Sala C2 da Casa de Cultura Mário Quintana, 2º andar, Ala Oeste, Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre. Também participam, como painelistas, a militante feminista e ex-deputada da Costa Rica, Epsy Campbell Barr, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Márcia Santana, e a coordenadora da Associação de Mulheres Negras do Brasil, Maria Conceição Lopes Fontoura.

O Fórum Social Temático 2012 se insere no processo do Fórum Social Mundial, iniciado no Brasil em 2001, e este ano tem uma programação de debates e atividades diversas em torno do tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. A abertura acontece no Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho, com a participação do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano. A programação do FST se estende até domingo (28).

http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2012/01/ministra-da-igualdade-racial-participa-de-debates-do-forum-social-tematico-2012

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.