Pinheirinho, em São José dos Campos, tem novos incêndios e locais saqueados durante madrugada

Vários novos focos de incêndio e diversos locais foram saqueados na madrugada desta segunda-feira (23), após a retirada de cerca de 1.600 famílias que moravam irregularmente na região do Pinheirinho, em São José dos Campos. Entre os locais atingidos estão uma biblioteca, uma lotérica, a padaria de um vereador e uma escola. Até esta manhã, 15 pessoas haviam sido presos.

Por conta dos confrontos, cerca de dois mil policiais permanecem no local. Cerca de 350 famílias estão alojadas em um ginásio da cidade. Homens e mulheres foram separados em galpões diferentes e as crianças encaminhadas ao Conselho Tutelar. Devido a separação, muitas pessoas passaram a noite na casa de familiares.

De acordo com PM, algumas pessoas devem voltar ao local para retirar pertences.

Entenda o caso

Após um dia de intensos confrontos com moradores da comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), a Polícia Militar afirmou ter concluído, na noite de domingo (22), a operação para a retirada de cerca de 1.600 famílias que moravam irregularmente em um terreno privado.

A ação de reintegração de posse terminou com pelo menos 15 presos e uma pessoa ficou ferida. Ao todo, 2.000 policiais, 220 viaturas, cem cavalos, 40 cães e 300 agentes da prefeitura participam da operação para retirar os moradores do local.

As famílias foram encaminhadas a oito abrigos, onde devem permanecer por tempo indeterminado, informou a Prefeitura de São José dos Campos.

O terreno, ocupado desde 2004, pertence à empresa Selecta, do empresário Naji Nahas, preso em 2008 durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, por suspeita de corrupção – o que ele negou, na época.

Um  juiz do TRF (Tribunal Regional Federal) chegou a determinar a suspensão da retirada das famílias, mas o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) concedeu uma decisão mantendo a reintegração de posse. A ordem de reintegração de posse foi assinada pela juíza Márcia Loureiro, da 6ª. Vara Cível de São José dos Campos, quando negociações de acordo para regularização da área já haviam sido iniciadas entre os governos federal, estadual e municipal.

Entretanto, a retirada da população não ocorreu de forma pacífica. Os moradores resistiram e entraram em confronto com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, ateando fogo a um veículo da TV Vanguada e montando barricadas nas ruas.

Na manhã de domingo, uma pessoa foi baleada ao tentar invadir Centro Poliesportivo Campo dos Alemães, que fica na frente do terreno. De acordo com a prefeitura, o homem – cuja identidade não foi revelada – passou por cirurgia e seu quadro é estável. [Outras informações, até mesmo de O Globo, dizem que o estado é grave].

Segundo a prefeitura, os moradores estão sendo auxiliados por assistentes sociais, responsáveis pelo cadastramento das famílias.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/madrugada-no-pinheirinho-em-sao-jose-dos-campos-tem-novos-incendios-e-locais-saqueados-20120123.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.