Doze crianças indígenas morrem com suspeita de rotavírus no Acre

Elas viviam em aldeias no interior do Estado; equipes de saúde foram deslocadas para a região

Wilson Lima, iG Maranhão

Doze crianças indígenas morreram desde dezembro com suspeita de terem contraído rotavírus entre as cidades de Manoel Urbano e Sena Madureira, no interior do Acre. Uma outra criança indígena com suspeita da doença chegou a ser transferida para a capital Rio Branco, mas seu quadro clínico é estável.

Todas as crianças foram internadas em hospitais municipais das duas cidades com sintomas semelhantes: febre, vômito e diarreia. Apenas exames médicos complementares confirmarão a causa das mortes dos indígenas.

Pelo menos 15 servidores do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Purus, na região das cidades onde ocorreram esses casos de rotavírus, foram deslocados para a região. Equipes da Secretaria Estadual de Saúde do Acre também estão na região adotando medidas emergenciais.

Acredita-se que, provavelmente, as primeiras crianças foram contaminadas no final de outubro ou início de dezembro. No Brasil, o rotavírus mata cerca de 10 crianças para cada grupo de 100 mil com até cinco anos de idade.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/doze-criancas-indigenas-morrem-com-suspeita-de-rotavirus-no-acre/n1597584589787.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.