Rumo à Rio+20: por uma outra economia

Da Página da Cúpula dos Povos

Organizações da sociedade civil – algumas participantes do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 – realizarão um seminário, nos dias 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre (RS). A ideia é unir organizações e movimentos sociais críticos da economia verde proposta na agenda oficial da Rio+20, para contribuir com a construção da resistência às teses dominantes para o fortalecimento das alternativas que emergem das práticas baseadas no olhar feminista, agroecológico, da economia solidária e de outras práticas baseadas na não-mercantilização dos bens comuns.

Como o Fórum Social Temático acontece de 24 a 29 de janeiro na mesma cidade, esse seminário deverá preparar os ânimos para as discussões que seguirão até o final do mês sobre a Rio+20 e sobre a Cúpula dos Povos.

Programação

No dia 23, a parte da manhã será dedicada ao tema “Trajetórias de lutas desde a Eco 92, crise global e a necessária desconstrução da economia verde no caminho para a Rio+20?. Já a parte da tarde terá discussões sobre “Premissas de outra economia: não-mercantilização, estratégias coletivas e não-individuais, direitos e justiça ambiental, bens comuns”.

O tema da manhã do dia 24 será “Reflexões a partir das experiências práticas das organizações e movimentos sociais”. Durante a tarde, os participantes deverão debater sobre estratégias e ações até a Rio+20 e depois.

Onde
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS). Centro Cultural IAB-RS/Solar Conde de Porto Alegre. Rua General Canabarro, 363, esquina com rua Riachuelo. Centro – Porto Alegre, RS.

Quem organiza
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)

Agricultura Familiar e Agroecologia (ASPTA)

Fase – Solidariedade e Educação

Núcleo Amigos da Terra Brasil
Sempreviva Organização Feminista (SOF)
Apoio
Fundação Heinrich Boell

http://www.mst.org.br/node/12849

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.