Piracuruca celebra conquista de cisternas

Mais de 700 cisternasjá foram constrídas no município de Piracuruca | Foto: Neto Santos

Neto Santos e Paula Andreas*

O município de Piracuruca, no Piauí, através das organizações sociais que formam a comissão municipal para convivência com o Semiárido, realizou no último sábado (14) um evento que celebrou a conquista das cisternas do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência no Semiárido Brasileiro. O evento aconteceu no Assentamento Pedra Grande, a cinco quilômetros da sede do município, e contou com a participação de várias famílias beneficiadas e representantes da comissão municipal, do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, do Centro de Formação Mandacaru, e das secretarias de educação e saúde do município.

O Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência no Semiárido da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) tem o apoio do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e é desenvolvido na região pelo Centro de Formação Mandacaru, entidade responsável pela construção das cisternas no município. Piracuruca foi beneficiada com 721 cisternas para o consumo humano e, através do projeto Cisternas na Escola, recebeu também seis cisternas escolares com capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

De acordo com o José Pinheiro, coordenador do Centro de Formação Mandacaru, foram inseridos no município mais de um milhão de reais, beneficiando o comércio, pedreiros, entre outros setores da economia no município. Além disso, o Programa beneficia diretamente as famílias que são envolvidas no processo de mobilização social e participam de cursos de gerenciamento da água.

Com esse volume de construções, o município de Piracuruca tem hoje a capacidade de armazenar 11.848.000 litros de água. A estocagem de água tem contribuído com a saúde e a qualidade de vida das famílias que possuem cisterna.

Desde o início do Programa da ASA no município, a comissão municipal, a entidade executora e o poder público têm construído um diálogo que permitiu o avanço dessas ações, e que tem trazido fortalecimento de articulação e mobilização social das famílias. Piracuruca tem hoje a expectativa de receber mais cisternas e assim universalizar a cobertura em 100% das famílias que necessitam de água de qualidade para o consumo.

*Comunicadores Popular do FPCSA/ ASA Brasil

http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=7190

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.