Um ano: descaso, luto e esperança na Serra do Rio de Janeiro

Hoje faz um ano da tragédia, tal qual um tsunami no morro que viveram as milhares de famílias na Região Serrana do Rio de Janeiro. Foram cerca de 900 mortos oficiais e cerca de 3000 mortes pelo informe das famílias! Apesar de todos os esforços que fizemos para alimentar pessoas, e para a recuperação agro-ecológica das famílias na área rural… Estamos de LUTO!

A situação das famílias infelizmente não melhorou entre as deficiências de aluguel social, novas casas, apoio a agricultura, apoio psicossocial, recuperação de estradas, construção de pontes e contenção de encostas, quase nada foi feito de relevante e sustentável. Só para dar um exemplo foram 75 pontes prometidas e uma só construída!

Desde outubro, com a ameaça das chuvas se aproximando KOINONIA ACT Aliança, em nome do Fórum Ecumênico ACT Brasil, tem feitos sucessivas denúncias e pedidos de apoio com e-mails para a Presidência da República e outros órgãos.

Nos irmanamos às famílias no movimento Emerge Rio, especialmente da área Rural de Teresópolis, desde outubro, fazendo capacitações para que, no último caso, ou seja, do abandono dos poderes públicos, não se perdessem vidas.

Reorganizando a solidariedade e a dura luta que tiveram há um ano, de modo a estabelecerem rotas de fuga das áreas de risco quando do aumento das chuvas! É dessa esperança e da denúncia que têm vivido as comunidades – entre outras, as do Alto do Vieira, de Bonsucesso e de Santa Rita (já isolada com a queda da ponte que construíram com as próprias mãos).

Acompanhe as notícias! Veja abaixo, nos links, parte de nossas denúncias!

Spot 1- Alto de Vieira (Teresópolis)
http://www.youtube.com/watch?v=amoYdx3ZwqQ&feature=related

Spot 2 – Situação de Escola em Cruzeiro (Teresópolis)
http://www.youtube.com/watch?v=CqqcuUIeRXU&feature=related

Spot 3 – Aluguel Social (Teresópolis)
http://www.youtube.com/watch?v=boMSiL3Tg_8&feature=related

Spot 4 – Análise Técnica CREA-RJ
http://www.youtube.com/watch?v=QqRUiCLfoJM

Caso queira ajudar com algum recurso para a compra de lanternas, alimentos e colchonetes para abrigos temporários, nossa conta corrente é:

Banco Bradesco 237
Agência 1745-0
Conta 14376-6
Identifique sua doação como “Emerge Rio 2012”
Publicaremos no site o balanço dessas doações.

Autores: Cecília Kastrup e Rafael Soares de Oliveira – koinonia.org.br

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.