Carta Maior: Um Feliz 2012 para o Brasil

O jornalista Beto Almeida enviou para a redação da Carta Maior o belíssimo vídeo acima, uma música gravada com músicos dos 4 cantos do país, integrante do DVD exclusivo da Luigi Bertolli, 4 Cantos. E escreveu um pequeno texto para homenagear o Brasil e o povo brasileiro neste final de 2011 e início de 2012. Publicamos aqui o vídeo e o texto, como uma mensagem de final de ano para nossos milhares de leitores e leitoras. Uma mensagem que deseja um Feliz Ano Novo para o Brasil.

Que o nosso país, em 2012, aproveite o enfrentamento da crise econômica internacional como uma oportunidade para corrigir injustiças sociais aqui dentro, que crie impostos para os banqueiros, que aumente os investimentos em educação, saúde e reforma agrária.

Que o Brasil tenha, em 2012, uma Comissão da Verdade que lance luz sobre a nossa história, que liberte memórias aprisionadas e preencha nossa democracia de sentido de justiça.

Que o Brasil construa, em 2012, um sistema de regulação para um dos setores mais importantes da vida contemporânea, a comunicação, pois esse direito, o da comunicação, é da cidadania, de milhões de pessoas, e não de alguns grupos encastelados em seus esquemas de poder.

Que o Brasil, em 2012, torne-se cada vez mais um país com a cara do povo brasileiro.

Esses são os votos da Carta Maior para o Brasil, para o povo brasileiro e para cada um de nossos leitores e leitoras.

Samba da união – Beto Almeida

Chegou a hora, agora e sempre, de nossa gente bronzeada mostrar todo o seu valor. Reunindo pastorinhas e cantores, com a ajuda de todas as padroeiras, mas unindo-se sobretudo em torno de um rumo nosso, com santa gana de justiça e paz, mas daquela paz que precisa de mais igualdade, mais soberania, mais solidariedade.

Essa gente já tem feito muito. Não se deixar esmagar e seguir criando e inventando formas de cantar, dançar e viver, já é uma façanha. Já tirou um retirante da ameaça da pena de morte da fome e colocou-o lá na alvorada de uma nova era. Já tirou do ostracismo uma sobrevivente das macabras torturas e, vencendo machismos e tantos outros feios preconceitos alimentados pelos endinheirados, encarregou-a de seguir ampliando direitos pra quem mais precisa . E ela está dando conta do recado!

Essa gente que cria com doçura, que insiste com gentileza, que resiste com bravura e que se apresenta com nobreza, deve estar sempre mais no centro do palco. Iluminando os terreiros com luz para todos, encorajando os jeitos e os modos de partilhar e espalhar mais dignidade com casa, trabalho, salário e direitos, enquanto em outras terras, chamadas mais cultas, tudo isso está sendo demolido, reduzido, destruído. Por lá, seres humanos da nossa cor são enxotados e tangidos como gado. Ou para a prisão ou para a deportação das xenofobias. Aqui, mesmo faltando muito, mesmo sem ter distribuído tudo – prioridade das prioridades – abrimos os braços para a partilha com os hermanos e africanos da nossa dívida eterna.

Nossa gente bronzeada, com as sábias escolhas políticas que vem fazendo sob um dilúvio de mentiras, , encoraja o brasilzão a não falar fino com os gringos, nem grosso com os hermanitos. Vamos esquentando os tambores da integração, para que nas veias ainda abertas da nossa Pátria Grande circule o sangue da mesma cor e destino, como um mar e rio que um dia vão mesmo se juntar. Chegou mesmo a hora desta gente, nossa gente, começar a dar os primeiros passos para virar a página dos cem anos de solidão para se encontrar na nova era dos cem anos de cooperação. O projeto é generoso. Sabotagens não vão faltar. Portanto, ….reunir nossos valores, pastorinhas e cantores que nós queremos sambar, o samba da união.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19313&boletim_id=1090&componente_id=17378

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.