BA – Mineradora quer construir barragem de rejeitos sobre nascente do Riacho Pedra de Ferro

Nascente e início do Riacho
Nascente e início do Riacho

Mais que 3.500 famílias no entorno da BAMIN estão ameaçadas de perder as suas fontes de águas, já que a Bahia Mineração quer construir uma barragem de rejeito no local onde nasce o Riacho Pedra de Ferro, no Vale do Capão, município de Caetité e Pindaí 

Texto e fotos por Thomas Bauer

Durante esta semana visitamos novamente as comunidades no entorno da BAMIN – Bahia Mineração, no município de Caetité. A principal riqueza das localidades, a fonte de água que brota de dentro do Vale do Capão, está ameaçada por uma insana proposta da empresa que pretende construir a barragem de rejeito por cima da nascente.

Numa das Audiências Públicas que aconteceram na região, os responsáveis da BAMIN, quando apresentaram a proposta, alegaram que apenas três famílias dependiam daquela água, e que o custo benefício da empresa será melhor neste local. Hoje sabemos que isso é uma grande mentira!

Visitamos muitas famílias, colhemos inúmeros depoimentos, georreferenciamos 16 localidade no entorno, com mais que 230 famílias que recebem e dependem diretamente desta água nas suas casas. Além delas, entretanto, aproximadamente 3.000 famílias do município de Pindaí recebem a mesma água na época da estiagem, através dos carros pipas.

Veja um pouco mais do que a BAMIN quer destruir e contaminar:

Bamin - carro de bois
BAMIN - horta
BAMIN - mata
BAMIN - nascente
BAMIN - PROPRIEDADE

Até quando vamos aguentar isso?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.