Teatro da Crueldade na Marcha das Vadias é performance política

Foto: Midia NINJA
Foto: Midia NINJA

Por Ivana Bentes

Como se constrói a opinião pública. O Jornal Nacional mostrou ontem uma  cena em que homens nus quebram a imagem de Nossa Senhora  e crucifixos durante a Marcha das Vadias provocando indignação de muitos.

O Jornal Nacional poderia ter dado destaque para o movimento ‘Católicas pelo Direito de Decidir’, que são pró-aborto ou qualquer outra imagem do carnaval politico que é a Marcha. Mas preferiu destacar uma imagem que demoniza ainda mais um movimento muito diverso, em que todas as pautas da cidade apareceram de forma critica, irônica e festiva.

O ato performático e teatral da destruição de símbolos da igreja faz uma referência direta aos atos de intolerância dos membros das igrejas que cotidianamente invadem e depredam terreiros de candomblé,  quebram imagens,  demonizam e criminalizam homossexuais, matam travestis, criminalizam o aborto e as mulheres lésbicas, entre outras afrontas e violências concretas. 

A lógica do JN é a mesma que transforma os atos de ataque simbólico dos blac block e de muitos outros manifestantes contra signos de monetização da vida e assujeitamento da vida a lógica do capital (seja a placa da Coca-Cola, os símbolos dos Bancos, ou das corporações de midia etc.) em “crime contra o patrimônio” ou “vandalismo”. O teatro e  a performance violenta e didática das Marcha das Vadias, alguns dos atos que ocorrem nas manifestações fazem parte de uma batalha estética e política.

O teatro da crueldade, a pedagogia da violência  são as armas dos que sofrem na pele e lutam por mais direitos e liberdade. Não vamos demonizar nem criminalizar pelo avesso.  Entre os cartazes da Marcha muitos empunhavam a obra de Marcia X dos pênis desenhados com terços e que foi proibida de ser exposta no Rio. É a mesma luta por expressar mundos.

Pessoalmente, acho essa imagem do Papa com a Policia de Choque muito mais violenta simbolicamente do que tudo que vi na Marcha das Vadias, já que estamos reivindicando um Estado laico.

Comments (1)

  1. e a lógica de das vadias foi diferente do JN????
    me poupe a dita massa também tem sua critica
    “olho por olho e mundo acabará cego” Gandhi
    agora pra quem almeja um estado laico,
    o papa é chefe de estado!
    bem vindo ao mundo das contradições…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.