População rural do Piemonte do Paraguaçu aponta políticas prioritárias em conferência territorial em Itaberaba/BA

Incra – O município baiano de Itaberaba sedia a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, do Piemonte do Paraguaçu, na quinta (25) e sexta-feira (26), que reunirá representações de outros 12 municípios. O evento acontece no Colégio Modelo, próximo ao Centro da cidade. Na quinta-feira (25), às 8 horas, serão iniciadas palestras sobre políticas públicas para as mulheres e, a partir das 16 horas, começa o credenciamento para a conferência.

A iniciativa possibilita que representantes da população rural possam definir as políticas públicas necessárias para seu território. O grande viés são as construções das diretrizes de modo participativo, nos 27 territórios aonde as conferências vêm sendo realizadas na Bahia.

Devem ficar atentos para a conferência territorial do Piemonte do Paraguaçu a população rural e seus representantes dos municípios Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ibiquera, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Rafael Jambeiro, Rui Barbosa, Santa Terezinha e Tapiramutá, além dos moradores do meio rural de Itaberaba.

A expectativa é de que gestores públicos, lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais e de movimentos sociais e os membros da sociedade civil dos municípios que compõem o Piemonte do Paraguaçu participem da conferência. Quem tiver dúvida deve procurar as representações territoriais de seu município ou o sindicado dos trabalhadores rurais.

Temas

Trata-se de um momento em que a população rural poderá definir as demandas por políticas públicas das quais mais necessitam. Os debates abrangem temas ligados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos municípios. Abordam ainda o fortalecimento da agricultura familiar, da agroecologia, da reforma agrária e a democratização do acesso a terra e aos recursos naturais. Além desses, há temáticas, a exemplo da autônima das mulheres e jovens rurais e da promoção do etnodesenvolvimento.

Estadual

A consolidação do que for decidido na conferência do Piemonte do Paraguaçu se somará às diretrizes da 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEDRSS) que acontece em Salvador, entre os dias 16 e 17 de agosto.

A CEDRSS visa estimular o debate sobre a Bahia rural. Para isso, busca a participação ativa da população dos municípios baianos. Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e tem como tema “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”.

Nacional

O documento estadual irá compor o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário a ser aprovado na 2ª Conferência Nacional, que acontecerá em setembro. A realização das Conferências de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário representa uma ação importante para contribuir com a ampliação e qualificação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil rural.

Maiores informações podem ser encontradas no contato com a Comissão Organizadora Estadual (COE): [email protected] / (71) 3115-2879.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.