Inegra e AMNB lançam “Mulheres Negras na Primeira Pessoa”, em Fortaleza, dia 10 de abril

Fortaleza será mais uma cidade a receber o lançamento da publicação “Mulheres Negras na primeira pessoa”. O momento será realizado no Museu do Ceará, no dia 10 de Abril (quarta) a partir das 18h30 com exibição do curta Negas de Pano, e apresentação cultural no encerramento. Serão oferecidos 40 exemplares prioritariamente para coletivos atuantes na temática étnico racial e de gênero. O Instituto Negra do Ceará – Inegra foi uma das organizações participantes da elaboração da obra contando a história de Antônia Lopes, ou apenas Toinha, mulher negra, professora, quilombola e liderança da comunidade de Águas Pretas, situada no município de Tururu, Ceará. E foi lá que o  Inegra apresentou em primeira mão a obra que teve uma de suas moradoras  como protagonista.  A ocasião aconteceu no dia 09 de março com a presença de lideranças das comunidades quilombolas de Conceição dos Caetanos e Alto Alegre, que aproveitaram o momento e trocaram experiências e saberes.

A versão impressa da publicação foi uma grande vitória, pois até pouco tempo o livro estava disponível apenas na versão online. Algumas cidades já realizaram seus lançamentos locais e a expectativa é de que ele seja distribuído em todo o território nacional com o apoio das 28 organizações que compõem hoje a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB.

Conheça a publicação

A obra organizada por Jurema Werneck, Nilza Iraci e Simone Cruz reúne histórias reais de 20 mulheres negras de nove estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Amapá, Ceará, Paraná e Goiás). Em cada relato de vida, trajetórias regadas de muita força, coragem, persistência e superação, sentimentos que refletem a luta cotidiana das mulheres negras.

Mulheres negras na primeira pessoa é fruto de uma das ações propostas no projeto: “Construindo a Equidade: monitoramento de políticas públicas para a superação das desigualdades de gênero e raça para as mulheres negras”, desenvolvido pela AMNB, entidade a qual o Instituto Negra do Ceará – INEGRA é membro. A AMNB realizou o lançamento virtual no dia 10 de dezembro de 2012 e logo a publicação foi sucesso nas redes sociais. Caso você não tenha a chance de receber a versão impressa, a obra está disponível para donwload gratuitamente.

Acesse AQUI

Enviada por Aby Rodrigues para Combate Racismo Ambiental.

Comments (2)

  1. Eveline,
    a quem exatamente você está se referindo? Não está claro, inclusive para permitir uma resposta.

  2. Gostaria muito de me corresponder com vcs, pesquisar sobre os seus trabalhos, talvez inclusive fazer umas entrevistas.
    Sou historiadora e estou escrevendo minha monografia. Espero resposta.
    Atenciosamente,
    Eveline Pereira.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.