Na UFMT, Cinema&Filosofia colaboram para ‘mostrar a cara’ do Brasil

“Brasil, mostra sua cara” destaca algumas facetas de nosso país. Documentário e ficção exploram as “caras” do Brasil: sua identidade, seus conflitos, sua fé e seu lugar no mundo global. Esse módulo exibe filmes que marcaram o ressurgimento do cinema nacional. Discute trajetórias de vidas sob o cenário de incertezas sociais e econômicas que caracterizou o retorno da democracia no início dos anos 1990; a questão indígena, ainda não resolvida; a multiplicidade religiosa e a esperança possível quando se vê o processo de globalização do lado de cá.

Cinema&Filosofia é um projeto de extensão que pretende provocar debates de questões estéticas, filosóficas, existenciais, política e éticas e favorecer o conhecimento da filosofia e do cinema enquanto veículo de pensamento e expressão.

O Cinema aqui não é ilustração para a filosofia. Nem a filosofia é explicação para o Cinema. O que se intenta é gerar um enlace semântico profundo que permita fruir destas diferentes linguagens,  como provocações do pensamento racional, das emoções e da senciência*.

O projeto é implementado por uma equipe de professores, técnicos e discentes, mas visa ir além dos umbrais da universidade e busca trazer a comunidade para uma inserção neste ambiente de pensamento e deleite estético que permite questionar dogmas, convicções e identidades; pensar e repensar sistemas políticos, éticos e morais; testar códigos, limites de linguagem e de conhecimento.

Serviço:

Mostra de Filme dia 8/10/2012, 19h, Auditório I do ICHS, UFMT.

Mais informações: 

Giulia Medeiros – @cajulina

Cellula Núcleo – @cellulanucleo
(65) 9942 9455 (65) 3621 7893
www.celulanucleo.blogspot.com
www.youtube.com/cellulanucleo

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.