Educafro promete ocupar unidade da Lojas Americanas em SP no 1º de Maio

Ativistas da ONG Educafro prometem ocupar, neste domingo (1º) a unidade da Lojas Americanas do Shopping Light, na região central da capital paulista. Trata-se de um protesto contra uma denúncia de tortura atribuída a seguranças da rede na cidade de Campo Grande (MS).

Segundo Frei David, presidente da Educafro, será entregue uma carta ao gerente da loja com as reivindicações do movimento e só haverá a desocupação se for marcada uma reunião com o presidente da empresa. A vítima de agressão, Márcio Antonio de Souza, vai falar ao vivo pelo telefone com os manifestantes na concentração do ato – às 10h na sede da Educafro, no meio e no final do protesto.

“Entre os brancos e negros  pobres que sofrem em supermercados e bancos, menos de 1% leva adiante a denúncia. Estamos preocupados que o volume de vítimas é maior do que aparece. O pobre se sente culpado quando sofre um problema assim”, denuncia Frei David.

A denúncia

O caso aconteceu no dia 23. O vigilante Márcio Antonio de Souza foi agredido por um segurança da loja, que o acusou de furtar um ovo de Páscoa. Segundo o irmão da vítima, Gilson Fernandes, o segurança também confiscou o produto após a agressão.

A delegada Daniela Kades, responsável pelo inquérito, afirmou que não há ainda como apontar o autor das agressões. Os familiares de Márcio defendem que as evidências são suficientes para incriminar o segurança Décio Garcia de Souza.

A Lojas Americanas foi procurada pela Rede Brasil Atual e não se posicionou até as 19 horas desta sexta-feira (29).

Reivindicações

– Urgente indenização negociada para a vítima, que ainda não foi operada do nariz quebrado e dos olhos lesados.

– treinamento antirracista para os funcionários e terceirizados, em nível nacional.

– contratação de negros/as em cargos de chefia na rede.

– exposição nas prateleiras de todas as Lojas Americanas de pelo menos 20% de bonecas negras, do conjunto das expostas! A não exposição faz parte da sutil discriminação, levando a criança negra a só desejar bonecas brancas!

– Marcação de uma reunião com a Presidência da Rede das Lojas Americanas.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/04/sp-ong-educafro-promete-ocupar-uma-lojas-americanas-em-1o-de-maio

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.