Santo Amaro da Purificação, Bahia: em mais de dois anos, só 253 pessoas são solidárias aos ‘chumbados”?

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Sei que a imagem que abre este post é chocante. Fiquei algum tempo em dúvida quanto a usá-la. Acontece que ela é bem menos chocante que a realidade que retrata. No dia 24, véspera de natal, recebi mensagem pedindo assinatura em uma petição pública. O título, em caixa alta, anunciava que o abaixo-assinado era “pelo cumprimento da Decisão Judicial às vítimas da contaminação” em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Já não sei mais quantas petições assinei e, principalmente, quantas postagens existem neste blog a respeito do absurdo inominável que é a situação dos atingidos pela Cobrac, agravada pela inoperância e descaso de governos, judiciários e legislativos, mas me dispus a subscrever e divulgar mais essa.

Segui o link, verifiquei que eram apenas 253 assinaturas e imaginei que o pedido seria para que alguma nova decisão da Justiça fosse cumprida. Cliquei para assinar, e aí fui barrada: “A assinatura já existe com o nº 143”.

A Petição é de 2013, como pode ser visto pelos comentários e época em que a assinei. Considerando o número da minha assinatura, podemos considerar que, dois anos mais tarde, apenas 110 pessoas a acessaram e se posicionaram ante a situação. Hoje, dia 27, voltei no link, para conferir. O número de assinaturas continua o mesmo: 253.

Seria absurdo considerar que apenas essas pessoas, dentre as quais é claro que algumas devem ser elas próprias vítimas da contaminação por chumbo, queiram manifestar a sua indignação e exigir uma solução para a comunidade de Santo Amaro da Purificação. Só posso crer que faltou divulgação para o manifesto. Como ele com certeza merece o nosso apoio, peço a sua ajuda para que a Petição seja socializada e assinada, por você, seus familiares, suas amigas e companheir@s de luta.

O vídeo abaixo, também já postado mais de uma vez neste blog, é duro e revoltante. Mas diz exatamente a respeito do quê estamos falando.

Outras informações podem ser encontradas no Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, AQUI. E vale repetir o link para a Petição, AQUI.

.

Comments (4)

  1. O GOVERNO FEDERAL E INSENSATO, COM O POVO VITIMA DO CHUMBO DE SANTO AMARO , DIVERSAS VEZES RECEBERAM DOCUMENTOS , TIVEMOS VARIAS AUDIÊNCIAS, EM BRASILIA , TIVEMOS AUDIÊNCIAS NO SENADO FEDERAL, TIVEMOS AUDIÊNCIA NA CAMARÁ DOS DEPUTADOS NA ÁREA DE SEGURIDADE SOCIAL DA FAMÍLIA, TUDO QUE ERA PRA SER FEITO ATRAVÉS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA JÁ FIZEMOS , O QUE FALTA DE VERDADE SÃO OS GOVERNASTES , TANTO FEDERAL , ESTADUAL , MUNICIPAL TOMAR VERGONHA NA CARA , E DEIXAR DE USAR ISTO COMO MASSA DE MANOBRA CUIDAR DO POVO DE VERDADE . CADE O PROTOCOLO DE INTENÇÃO FEITO PELO ESTADO E MUNICÍPIO QUE NUCA FOI APLICADO NO POVO , QUE VEM SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS ATE OS DIAS DE HOJE , OS EX TRABALHADORES TODOS DOENTES , DESAMPARADOS JOGADOS AÕ LEU,S , CADE A JUSTIÇA CEGA , SURDA , E MUDA QUE NÃO VER O SOFRIMENTO DESTE POVO , O PROCESSO SE ARRASTANDO POR VÁRIOS ANOS , NÃO DECIDE NADA . ATE O UM CENTRO DE REFERENCIA QUE FOI ABRIGADO A SER IMPLANTADO EM SANTO AMARO A EX PRESIDENTE DILMA NEGOU, SÓ VEJO UMA SOLUÇÃO SÓ A MÃO DE DEUS .

  2. REPASSANDO..
    Me perguntaram como seria o atendimento de saúde publica pelo SUS em Stº Amaro na cidade mais contaminada do mundo que tem muito mais que 60 mil habitantes, perguntaram se aqui existia Policlínicas de atendimento de emergencial,como seria o atendimento de prevenção e hospitalar na cidade pelo SUS se aqui se realizavam consultas e exames de forma gratuita..
    E o que responder???

    Então eles disseram aguardem então que chegaremos ai,com a ” ROTA DO SUS DOC” que vai mostrar na cidade esquecida pela omissão dos 3 poderes e dos governos negligentes e assistencialista usam a massa para alienação coletiva e assim cidadão estão sendo mortos coletivamente em um genocídio perverso e silencioso, ajudado pelo sistema político partidário,e seu clientelismo histórico,sem que os mecanismos de Justiça como MINISTÉRIO PUBLICO interfiram nesse crime de Lesa a Humanidade,esvaindo o povo em suas propias forças a população carente de maioria negra da população filhos da Abolição dados segundo IPEA e IBGE…

    É coisa viu ….

  3. Realmente é vergonhoso e um número muito baixo devido ao tempo. Mas acredito que se fosse mais divulgado nas redes sócias, que é o meio de comunicação mais usado hoje poderíamos ter um número maior de assinaturas. Só tive conhecimento hoje desse abaixo assinado, nunca tinha ouvido falar sobre nenhum referente a Cobrar.

  4. Olhe, acompanhando esta questão, a sensação é de que são eliminados qualquer manifestação ou desejo de manifestar contra esta mazela absoluta.
    q.q. iniciativa, é aniquilada como se houvesse uma praga, um estigma sobre esta situação de contaminação…..
    porque a justiça não cumpre o que a sentença determina?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.