MS – Cerca de 40 indígenas ocupam órgão de saúde e pedem explicação de ministro

Priscilla Peres e Caroline Maldonado, Campo Grande News

Após ter sido acordado entre os indígenas e o nome dele indicado ao governo Federal, ontem o Ministério da Saúde revocou a portaria que nomeada Lindomar e reconduziu Hilário sa Silva ao cargo que coordenador da Sesai.

O Conselho do Povo Terena e o Conselho da Aty Guasu Guarani Kaiowá que ontem divulgaram nota conjunta defendendo a permanência de Lindomar no cargo, hoje emitiram comunicado pedindo explicações ao Ministério sobre a decisão de suspender a nomeação. Para isso, deram prazo de 24 horas.

O indígena Kilikili Oho, liderança de Aquidauana, disse que a ocupação começou hoje e visa pressionar o ministério por respostas. “O ministro está tratando as lideranças como criança, por que ele voltou atrás na nomeação do Lindomar que é uma reivindicação de todas as comunidades. Houve um movimento e ele foi indicado por todos”.

Kilikili denúncia que enquanto a briga política acontece as comunidades estão sofrendo com a falta de remédios nos postos. “Falta de tudo nas bases, sendo que tem recurso. Vem dinheiro para a Funasa”

Erpídio Pires cacique da aldeia Potrero Guasú em Paranhos, disse que eles não querem mais o Hilário ou ninguém próximo a ele, por que a saúde não teve melhorias durante sua gestão. Contou ainda que participou da nomeação do Hilário, mas que ele não correspondeu as expectativas da comunidade. “Estamos esperando que a nossa reivindicação seja respeitada”

Por telefone, Lindomar disse que está aguardando a posição do ministro. “Isso pra gente é um desrespeito por que grande parte das pessoas que protestaram contra a minha nomeação, não estão pensando na saúde do povo indígena, mas só em si mesmo”.

Leia Resolução Conjunta do Conselho do Povo Terena e Aty Guasu Guarani Kaiowá sobre a ocupação DSEI/MS.

Imagem: Cerca de 40 indígenas ocupam a sede do Dsei em MS. (Foto: Gerson Walber)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.