COP21: Incêndio na Amazônia destrói floresta única e ameaça tribo isolada

Survival International

Incêndios florestais estão se espalhando pela Amazônia Brasileira, destruindo vastas áreas nas margens leste dos “pulmões do planeta”. A eclosão do fogo coincide com o início da conferência global de meio ambiente COP21 em Paris e ameaça um dos últimos povos isolados do planeta.

Os incêndios, ao que tudo indica, estão sendo iniciados por madeireiros ilegais, em represália aos esforços de povos indígenas para defender seu território e manter invasores fora. Eles ameaçam uma das poucas áreas remanescentes da pré-Amazônia no Brasil, o último ambiente desse tipo no mundo.

Esta floresta é o lar da tribo Awá, uma das sociedades mais vulneráveis do planeta. Os Awá dependem completamente da terra para a sua sobrevivência.

Os Awá e outros povos indígenas ao redor do mundo estão a frente da luta contra as alterações climáticas e a destruição dos ambientes naturais em que eles vivem. Eles são os melhores guardiões de suas florestas, e a maneira mais barata e rápida para conservar a Amazônia é respeitando seus direitos à terra.

Tatuxa’a, um representante Awá disse para a organização CIMI: “Hoje eu estava na mata, chegando em torno tinha muita poeira e fogo… Tem fogo em todo os lugares e ele está muito perto da nossa comunidade…Precisamos que o governo nos ajude… Sozinhos não podemos apagar por que são muitos!

“A floresta tem riqueza, tem frutos…e está sendo destruída! Nosso riacho está secando também. Onde vamos caçar? Onde vamos pegar o mel? Eu estou triste agora, estou preocupado.”

Cerca de 100 Awá são isolados: eles vivem sem contato com o resto da sociedade. Eles podem ser aniquilados se os incêndios não forem apagados, mas as autoridades brasileiras até agora não tomaram medidas eficazes, abandonando os Awá e tribos vizinhas para combaterem os incêndios sozinhos. Ano passado, a campanha global da Survival pressionou o Ministro da Justiça a mandar centenas de agentes ao território central dos Awá para expulsar madeireiros ilegais. Mas agora a terra Awá não está sendo devidamente protegida e os madeireiros estão retornando.

Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo. © Survival
Os Awá são a tribo mais ameaçada do mundo. © Survival

Em Outubro, incêndios destruíram quase metade de um território indígena vizinho, conhecido como Araribóia, onde também vivem Awá isolados. Não se sabe se os dois incidentes estão relacionados ou se eles indicam que os madeireiros estão adotando uma nova estratégia para reivindicar terras de povos indígenas.

Survival International, o movimento global pelos direitos dos povos indígenas, está pedindo ao governo brasileiro que apague o incêndio, proteja a terra dos Awá e salve-os da extinção. Enquanto líderes mundiais se reúnem em Paris para a COP21, é vital que a mídia não ignore as catástrofes ecológicas acontecendo agora que afetam umas das sociedades mais vulneráveis da Terra.

O diretor da Survival International, Stephen Corry disse: “A eclosão desse incêndio demonstra a importância de uma voz indígena mais forte na COP21. Enquanto líderes de países industrializados estão em Paris, as tribos enfrentam as verdadeiras consequências da destruição ambiental. A menos que mais seja feito para proteger as florestas dos Awá de madeireiros incendiários, um dos povos mais ameaçados do planeta e o ambiente que eles conservaram com sucesso por gerações serão destruídos.”

Imagem: O fogo ameaça destruir completamente a floresta dos Awá isolados (foto de arquivo). © Survival International

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.