1 ano sem Dom Tomás Balduino

Comissão Pastoral da Terra

No próximo sábado, 2 de maio, completa um ano da passagem de Dom Tomás Balduino. Celebrações já estão sendo realizadas em sua memória. Antônio Canuto, membro fundador da CPT, relembra o quão órfãos ficamos, lutadores e lutadoras, do Brasil, da nossa América Latina, do mundo. Dom Tomás, presente!

Tomás é Palavra
A palavra que banha como bálsamo.
A palavra que fustiga.
Incendeia.
A palavra que perdoa
Mas aponta – sempre – o caminho da justiça!

Assim se exprimia Pedro Tierra, quando recebeu a notícia da morte de Dom Tomás, há um ano.

Já se vai um ano. E parece que foi ontem. Ficamos todos, sobretudo na CPT, um pouco órfãos, acostumados à lucidez de sua palavra, à firmeza de suas convicções e de sua fé.

Ontem, aqui em Goiânia, houve uma celebração relembrando este primeiro aniversário. Faz parte da 1ª Semana Dom Tomás. Celebração realizada junto ao Grupo de Vivência Ecumênica que congrega diversas denominações religiosas e que reuniu amigos e companheiros de dom Tomás. Ambiente muito próprio, pois Dom Tomás foi pastor para além dos muros da Igreja.

Na abertura da celebração um vídeo curto com uma fala de dom Tomás, e palavras de dom Erwin, Leonardo Boff, João Pedro Stédile sobre ele. E com parte do ritual indígena realizado na Catedral de Goiás, no dia de seu sepultamento.

E foram lembrados momentos que marcaram a vida de muitos presentes em sua relação com Dom Tomás, destacando o cunho profético da ação e da palavra dele.

No próximo domingo, dia 3, na Catedral da Diocese de Goiás, uma missa encerrará a semana.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.