AATR/BA e CPT/BA informam o falecimento da colega e companheira Marta Pinto dos Anjos, Martinha

A Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR/BA) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT BA), cumprem, com imenso pesar, o dever de informar o falecimento, ocorrido no último dia 24 de dezembro de 2010,  em Salvador, da colega e companheira Marta Pinto dos Anjos, conhecida, admirada e respeitada como Martinha.

Fundadora e primeira presidenta da AATR, advogada e assessora da CPT desde o início dos anos 80, seu nome estará sempre associado às práticas mais conseqüentes de assessoria jurídica popular gestadas e consolidadas na Bahia como formas de apoio às lutas contra a violência do latifúndio e em prol da democratização do acesso à terra.

Exemplo de compromisso com as causas populares, dedicou sua vida na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, prestando assessoria aos movimentos sociais do campo, especialmente aos dos sem terra, acampados e assentados, atingidos por barragens, pescadores, quilombolas, assalariados rurais e, ultimamente, dos ameaçados pelos grandes projetos, com destaque para a mineração. Por isso, será lembrada como uma das pessoas que mais contribuíram para promoção de processos emancipatórios, a partir de sua metodologia participativa simultaneamente questionadora e respeitosa das culturas, religiões, ritmos e anseios dos meios populares.

Pessoa alegre, sensível, solidária, generosa, serena, mas também bastante firme na defesa de seus pontos de vista e dos princípios que nortearam sua vida, Marta conseguia, como poucos conseguem, conjugar todas essas qualidades, o que fazia da sua companhia, fosse no exercício da militância ou em quaisquer outras circunstancias, tanto prazerosa quanto estimulante para a inteligência e o compromisso

A AATR e a CPT solidarizam-se com os familiares, colegas, amigos e companheiros neste momento de difícil superação enquanto a dor da perda não ceder lugar em nossos corações à saudade. E, para fazer jus à memória de Marta, reafirmam o compromisso de prosseguir no apoio incondicional à luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

Salvador, 29 de dezembro de 2010

Em diálogo com os familiares e os amigos e amigas de Marta, estamos planejando um momento celebrativo mais intenso e profundo de memória e compromisso com as grandes causas que foram as  causas da vida de Marta. Provavelmente realizaremos este ato, em lugar adequado, no início de fevereiro próximo, com ampla divulgação e abertura  para todos os setores da sociedade.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.